Terça-Feira, 06 de Fevereiro de 2024 às 15:45:00
Detran e BPTRan realizam ação educativa ‘Carnaval 2024’ na zona norte da capital
Alunos da educação infantil e fundamental menor recebem informações sobre um trânsito seguro nesse carnaval

Com o objetivo de conscientizar professores e estudantes sobre eventuais riscos relacionados ao trânsito durante o período carnavalesco, o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE), por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (Coet), e o Batalhão de Polícia Trânsito (BPTran) realizaram uma ação educativa para a comunidade escolar de um centro educacional localizado zona norte de Aracaju nesta terça-feira, 6.

De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran, Tissiane Costa, essas iniciativas educativas já são realizadas rotineiramente pelos órgãos de trânsito, mas é necessário intensificá-las em épocas de festividades. “É importante levarmos nosso Bloquinho de Multas e explicar às crianças sobre o cuidado redobrado que os pais devem ter ao conduzir o volante nesse período. É de forma lúdica que conseguimos chegar até aos nossos pequeninos de forma leve e descontraída”, aponta.

A palestra foi conduzida pela soldado Rayanne Gois, do BPTran. Segundo ela, o trabalho de conscientização da corporação nas ruas da capital também é constante. “A cada momento, levamos a nossa mensagem de forma coerente e conscientizando a população de que um comportamento responsável no trânsito salva vidas e evita sinistros. Só uma educação para o trânsito eficaz pode trazer a paz no trânsito a cada carnaval”, assegura.

A diretora do colégio contemplado pela ação, Ana Carla Silva, reforça a relevância da educação para o trânsito nas escolas. “O trabalho do Detran é formidável. Esperamos a equipe mais vezes, pois a criançada adora esse tipo de ação que sai da sala de aula e vai para a prática de forma divertida. Nesse período de festas, notamos que, muitas vezes, a criança fica vulnerável em relação a condutores desavisados”, ressalta.

Bloquinho de Multas

O Bloquinho de Multas é um instrumento pedagógico conduzido pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-SE, cujo intuito é ajudar no processo de socialização das informações para um trânsito seguro e consciente. Por meio da iniciativa, que foi lançada em janeiro deste ano, as crianças se tornam, de maneira simbólica, agentes mirins, fiscalizando a conduta dos próprios pais e responsáveis ao volante. A meta do Detran para 2024 é ampliar a área de expansão da divulgação do bloquinho entre escolas da capital e interior.

/ Notícias / seguranca-publica

Terça-Feira, 06 de Fevereiro de 2024 às 15:45:00