Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2023 às 14:45:00
Defesa Civil estadual atua em meio a condições climáticas adversas
Ventos fortes e chuvas intensas vêm ocorrendo desde a terça-feira, 19, em Sergipe

A Defesa Civil estadual agiu prontamente diante das adversidades climáticas, coordenando ações para garantir a segurança da população em meio aos ventos fortes e chuvas intensas que vêm ocorrendo desde a terça-feira, 19, em Sergipe. Assim que foram recebidas as informações sobre as condições meteorológicas em algumas áreas do estado, o órgão emitiu alertas aos coordenadores municipais, orientando sobre a adoção de medidas preventivas.

Ao longo do dia, foi verificada uma situação propensa a perigo na Vila do Natal, montada na Orla de Atalaia, em Aracaju, onde a Defesa Civil, em colaboração com as forças de segurança, trabalhou de imediato para assegurar a integridade de todos os presentes. Por lá, uma intervenção específica foi realizada no brinquedo da roda-gigante, visando garantir o bem-estar dos usuários. Vale ressaltar que a atração não traz riscos à segurança dos visitantes da vila, de forma que a suspensão temporária do funcionamento se deu de forma preventiva.

“A suspensão temporária do funcionamento da atração foi uma medida cautelar diante da possibilidade de desconforto causado pelos ventos fortes. Não há dúvidas quanto à segurança da estrutura da roda gigante. Optamos por não operá-la temporariamente para garantir conforto aos usuários, especialmente crianças e idosos, diante das rajadas de vento", esclarece o superintendente adjunto da Defesa Civil estadual, major Alysson de Carvalho.

Também estão sendo avaliadas pela Defesa Civil do estado as situações críticas em Neópolis, no baixo São Francisco sergipano. “Já estamos atuando no município, com uma equipe in loco, verificando o ginásio, a escola municipal e o posto de saúde do povoado Mussuípe, que sofreram relevantes danos em razão dos fortes ventos, além de seis casas danificadas. As famílias já estão sendo assistidas tanto pela Defesa Civil municipal quanto estadual”, garante o major.

Em relação ao trágico incidente também ocorrido no povoado Mussuípe de Neópolis, onde uma pessoa perdeu a vida após ser atingida por um raio, o major reforça a importância de buscar abrigo em locais seguros durante tempestades, evitando áreas descampadas e procurando proteção contra raios. “A Defesa Civil continuará monitorando as condições climáticas, avaliando a persistência dos ventos fortes, e tomará decisões futuras com base nas informações mais recentes. O alerta de chuvas intensas e ventos fortes permanece, e a orientação é que a população esteja atenta e adote as medidas de segurança recomendadas”, afirma Alysson.

A Defesa Civil de Sergipe segue colaborando estreitamente com os coordenadores municipais dentro do sistema estadual de proteção, reiterando seu compromisso em garantir a segurança e bem-estar de todos os cidadãos em face de eventos climáticos extremos. “A população é encorajada a seguir as orientações de segurança e permanecer informada sobre as condições meteorológicas locais”, completa o superintendente adjunto.

/ Notícias / seguranca-publica

Defesa Civil estadual atua em meio a condições climáticas adversas