Quarta-Feira, 06 de Dezembro de 2023 às 09:00:00
Cuidados com dinheiro, bolsas e celulares estão entre recomendações de segurança para evitar roubo e furtos
Além de fornecer orientações de segurança, a Polícia Militar estabeleceu a Operação Comércio Mais Seguro com reforço das equipes policiais nas áreas de comércio da Grande Aracaju

Com a chegada do mês de dezembro, festividades e pagamento do 13º salário, também vem a temporada de compras de fim de ano. É comum nesta época que os centros comerciais recebem cada vez mais pessoas em busca de presentes, itens para casa ou produtos para uso pessoal. Para ampliar a segurança no período, a Polícia Militar realiza a Operação Comércio Mais Seguro, mas a corporação também orienta que as pessoas adotem alguns cuidados para auxiliar o trabalho da polícia e evitar crimes de roubo e furto.

Dentre as recomendações feitas pela Polícia Militar, está a de utilizar cartões e transferências via PIX para evitar a exposição de dinheiro, conforme destacou a tenente-coronel Claudice Santos. “Mas se não for possível essa alternativa, recomenda-se separar o dinheiro para compras pequenas, como lanches, a fim de evitar manusear uma grande quantidade de cédulas”, orientou a militar.

Além do cuidado com o dinheiro, a tenente-coronel Claudice Santos fez recomendações quanto ao uso de bolsas. “Optar por utilizar a bolsa na parte frontal e que o zíper esteja na parte interna do corpo, evitando qualquer investida mal intencionada”, destacou.

Outro cuidado primordial nesta época de intensa movimentação de pessoas nos centros comerciais é com o celular. “Evitar utilizar celulares nas ruas, procurando manuseá-lo ou utilizá-lo dentro de algum estabelecimento comercial”, indicou a tenente-coronel.

Em caso de dúvidas quanto ao funcionamento de um produto, preços ou pagamento, também é aconselhável procurar um funcionário do estabelecimento comercial. “Evitando que pessoas mal-intencionadas ofereçam suposta ajuda”, alertou a militar.

Ainda de acordo com a tenente-coronel, também é preciso estar atento aos locais por onde se está transitando. “Evitar andar por locais ermos e com menos movimentação a fim de evitar qualquer investida má-intencionada”, enfatizou.

Operação Comércio Mais Seguro

Com o objetivo de ampliar a segurança pública em regiões de comércio, a Polícia Militar iniciou, no último dia 27 de novembro, a Operação Comércio Mais Seguro. A ação está sendo desenvolvida na região do centro comercial de Aracaju, bairro Siqueira Campos e conjuntos João Alves, Marcos Freire I e II. “Se precisar de algum apoio, solicite a Polícia Militar”, concluiu a tenente-coronel Claudice Santos reforçando que o acionamento pode ser feito pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp - 190).

/ Notícias / seguranca-publica

Quarta-Feira, 06 de Dezembro de 2023 às 09:00:00