Quarta-Feira, 02 de Outubro de 2013 às 10:28:00
Convênios fortalecem a segurança pública no interior do Estado

Com o objetivo de fortalecer o trabalho da segurança pública nos municípios do interior sergipano a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) vem firmando convênios com as prefeituras. Em 2013 já foram concretizadas 56 parcerias que visam a manutenção básica de unidades policiais como Delegacias e Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps).

A cidade de Propriá firmou com a SSP dois termos de cooperação mútua visando beneficiar a população local. "O Governo do Estado vem investindo muito no nosso município em diversas áreas. Com relação a segurança pública, foi construído um Destacamento Bombeiro Militar e está em fase de conclusão a construção de um novo prédio que abrigará o 2º Batalhão da PM. Os convênios também são importantes para darmos tranquilidade a nossa população", salientou o prefeito de Propriá, José Américo.

"Segurança pública hoje é um problema grave e complexo. Por isso é interessante que a Federação, Municípios e Estados atuem na área de forma concatenada e organizada. A SSP então vem fomentando e auxiliando as prefeituras com relação a formação das suas Guardas Municipais, colocando inclusive à disposição as escolas de formação das polícias Civil e Militar", destacou o secretário adjunto da SSP, João Batista.

Ainda segundo Batista, a ideia é criar nos municípios uma rede de proteção com o trabalho das polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal. "A guarda ficaria auxiliando o trabalho das polícias na manutenção do patrimônio público, combate a poluição sonora, rondas escolares e auxílio no trânsito, desonerando os policiais civis e militares para o trabalho mais incisivo em relação ao combate a criminalidade", salientou João Batista.

O município de Boquim, por exemplo, já colocou em prática a criação da rede de proteção com a criação e inclusão da sua Guarda Municial no trabalho integrado com as polícias Civil e Militar. “Assinamos um convênio, para que, aqui, neste prédio, a Guarda Municipal reforce o atendimento à população", afirmou o prefeito Jean Carlos.

Cidadania

Outros 43 convênios foram elaborados e firmados, viabilizando o atendimento, no próprio município, à população que pretende obter documento de Identificação civil.
"As parcerias que levam o serviço do Instituto de Identificação para os municípios representa um serviço extraordinário, onde a população pode exercer sua cidadania plena adquirindo de maneira mais confortável o seu documento civil", comemorou Batista.

/ Notícias / seguranca-publica

Convênios fortalecem a segurança pública no interior do Estado