Terça-Feira, 15 de Outubro de 2013 às 17:01:00
Ciosp recebe 6,7 milhões de ligações nos últimos quatro anos

O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) recebeu, entre abril de 2009 a julho de 2013, 6.670.756 ligações direcionadas para a central de emergência das forças policias. Destas ligações, 1.629.099 foram computados como trotes e 1.383.251 geraram ocorrências para as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Técnica. Somente a PM atendeu 996.307 ocorrências, representando o maior índice de atendimento do Ciosp.

A Polícia Civil recebeu, desde a criação do Ciosp, 181.086 chamadas. Já o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe atendeu 112.605 ocorrências nos últimos quatro anos. Para a Polícia Técnica foram destinadas 93.253 ligações. Antes da criação do Ciosp a tecnologia utilizada pela Polícia Militar, implantada no ano de 1990, só permitia o atendimento de apenas 33% das ligações efetuadas em média, o que dificultava o processo de atendimento.

O diretor do Ciosp, coronel José Andrade, lembra que o antigo Copom, que funcionava no Quartel Central da PM, tinha apenas quatro linhas telefônicas e outras duas linhas às vezes não funcionavam por deficiência do sistema, gerando uma demanda reprimida incalculável. “Na prática muita gente não conseguia se comunicar com a polícia”, destacou Andrade.

Atualmente a demanda recebida pelo Ciosp é tão grande (acumulado de 6,7 milhões de chamadas), que cada habitante de Aracaju, com população de cerca de 600 mil pessoas, teria ligado mais de 10 vezes para o Ciosp nos últimos quatro anos.

Além de atender a quase 100% das ligações, a nova tecnologia centralizou e integrou as atividades preventivas, repressivas e de atendimento de emergência da população, melhorando o tempo de resposta e otimizando o atendimento da PM, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil no local da ocorrência. Hoje, as ligações que não são computadas como trotes ou que não geraram demandas, como agradecimento, ligações erradas e ou informações, entram na estatística.

Criação do Ciosp

O Ciosp foi inaugurado no dia 2 de abril de 2009 no âmbito da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe como um dos mais modernos e eficientes meios de gerenciamento de segurança pública do país. A unidade foi instituída a partir da Lei 6.342, de 2 de janeiro de 2008, que criou em Sergipe o Programa Estadual de Parcerias no Combate à Violência. A lei permitiu que o Estado realizasse um convênio com a empresa de telefonia Oi, detentora de tecnologia de ponta no sistema de geoprocessamento.

Para a implantação do Ciosp foram investidos cerca de R$ 12 milhões pelo Governo de Sergipe. Localizado na Avenida São Paulo, os profissionais contratados pelo Estado se revezam durante 24 horas, recebendo as chamadas e fazendo o encaminhamento das equipes para o atendimento à população. Dotado de recursos tecnológicos como centrais telefônicas com alta capacidade de atendimento simultâneo, o Ciosp também auxilia os gestores no planejamento e na tomada de decisões nas unidades que integram o sistema de segurança pública.

Vale salientar que em face à necessidade da polícia combater o crime foi realizado um alto investimento na instalação de aparelhos GPS nas viaturas . “Como esses aparelhos são controlados via satélite, a posição do veículo pode ser rastreada em tempo real, além de contarem com um computador com ligação on-line a uma central de atendimento do Ciosp”, destacou o secretário de Segurança Pública, João Eloy de Menezes. Os aparelhos de GPS instalados nas viaturas se enquadram no perfil técnico ideal para o patrulhamento de áreas como a Grande Aracaju, oferecendo condições para um tempo de resposta mais ágil.

Câmeras de Segurança

Hoje, a SSP dispõe de um sistema de monitoramento por câmeras nos bairros 13 de Julho, Salgado Filho, Centro e Siqueira Campos, áreas onde se concentram dezenas de bancos, postos de combustíveis, restaurantes, supermercados e lojas diversas. São 52 câmeras que foram instaladas em quatro fases e que monitoram as ruas dos bairros 24 horas. Conforme o diretor do Ciosp, na fase 1 foram implantadas 17 câmeras do Centro de Aracaju. Na fase 2, oito câmeras foram instaladas na região dos bairros Salgado Filho e 13 de Julho.

Posteriormente, na fase 3, 14 quatorze câmeras foram instaladas no bairro Siqueira Campos, zona oeste da capital. Na última etapa, a fase 4, a SSP implantou 13 câmeras na região da Orla da Atalaia a fim de atender o trade turístico de Sergipe. Somente nas duas primeiras fases foram investidos R$ 1.408.946,36.

Na próxima fase serão instaladas 19 câmeras em área a ser definida, mas, segundo o coronel Andrade, elas serão implantadas em local de alta incidência de drogas da capital. “Estas câmeras são frutos de uma parceria da SSP com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP/MJ) e já estão chegando ao estado. Além desse convênio, também formalizamos uma parceria com a Prefeitura de Aracaju para que o Ciosp receba imagens de 13 câmeras da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) instaladas nas avenidas de Aracaju”, destacou.

Com a formalização desses convênios, o Ciosp passará a contar 84 câmeras de vigilância na capital. “As imagens gravadas por estas câmeras podem ser usadas como prova em um inquérito policial e auxiliam demais o policiamento ostensivo nas ruas da cidade”, explicou Andrade.

/ Notícias / seguranca-publica

Ciosp recebe 6,7 milhões de ligações nos últimos quatro anos