Quinta-Feira, 27 de Janeiro de 2011 às 11:05:00
Assaltantes que agiam na zona de expansão de Aracaju são apresentados
Eles foram surpreendidos por policiais civis e militares

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da 4ª Delegacia Metropolitana, apresentou na manhã desta quinta-feira, 27, dois acusados de realizarem assaltos a residências localizadas na zona de expansão de Aracaju.

Foram presos os irmãos Henrique Lima Linhares Júnior, 27 anos, vulgo “Careca”, e Rodrigo dos Santos Linhares, 25 anos. Eles foram surpreendidos por policiais civis e militares na madrugada do sábado, 22, quando estavam transitando na avenida Beira Mar durante a terceira noite do Pré-Caju 2011.

Áudio: Clique aqui e escute a delegada Marília Miranda (http://www.ssp.se.gov.br/arquivos/entrevistas/coletiva_com_delegada_marilia.mp3)

De acordo com a delegada Marília da Silva Miranda, contra a dupla existiam mandados de prisão por conta de um assalto realizado no dia 13 de novembro de 2010. Na oportunidade, eles invadiram a casa da irmã do desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Luiz Mendonça, localizada na praia do Robalo, roubando aparelhos celulares, carteiras, bolsas, um notebook e aproximadamente R$ 250,00 em dinheiro.

“Eles são muito perigosos e costumam agir com violência durante as ações criminosas. Além desse crime, existe a suspeita que a dupla tenha realizado outros assaltos na região e em municípios do interior”, destacou Marília. Após o crime, as investigações foram iniciadas pelo delegado titular da 4ª DM, Jeferson Alvarenga, que solicitou ao Poder Judiciário uma prisão temporária dos suspeitos.

A delegada Marília informou, ainda, que em depoimento os irmãos negaram a participação no assalto. As investigações tiveram o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol). “Acreditamos que com a apresentação dos criminosos novas vítimas vão comparecer à delegacia para prestar queixa”, salientou a delegada. Ligação com o PCC Segundo a Polícia Civil, a dupla tinha contato direto com membros da facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC).

Durante os levantamentos foi constatado que “Careca” tem um “padrinho” que faz parte do PCC e que pretendia fornecer documentos falsos e armas ao criminoso sergipano. “Careca” é foragido do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), no município de São Cristóvão, onde cumpria pena por conta de um homicídio. A fuga aconteceu no ano de 2005 e na oportunidade Henrique fugiu com mais 21 detentos.

“Eles iam cometer um homicídio em Aracaju que foi encomendado provavelmente por criminosos do estado de São Paulo e receberiam R$ 1.000,00 pela ação criminosa. Na segunda-feira, 17, eles pretendiam, também, realizar mais um assalto na zona de expansão, sendo abortado por conta da presença ostensiva da polícia. Recebemos a informação que eles estavam abrigados em um matagal na região, mas não conseguimos localizá-los na oportunidade”, explicou o agente civil João Ricardo.

Ainda segundo João Ricardo, os irmãos agiam com outros criminosos de Sergipe. Rodrigo era o responsável pelo levantamento dos alvos da quadrilha e o “Careca” era o líder do bando e ficava responsável pelo recrutamento dos comparsas e a aquisição de armas de fogo para a realização dos assaltos.

/ Notícias / seguranca-publica

Assaltantes que agiam na zona de expansão de Aracaju são apresentados