Sexta-Feira, 02 de Fevereiro de 2024 às 09:45:00
Animais soltos em vias públicas podem causar acidentes com mortes e responsabilização a proprietários, alerta Segurança Pública
É fundamental que a presença de animais soltos seja comunicada aos órgãos responsáveis pela fiscalização e apreensão para garantir a segurança do próprio animal e, também, dos condutores

Equinos, bovinos e demais animais abandonados em vias públicas podem causar graves acidentes, inclusive com a morte de condutores e dos animais. O alerta é feito pela Delegacia Especial de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama), unidade da Polícia Civil de Sergipe. Diante da gravidade da presença de animais soltos em vias públicas, a Depama também adverte que a prática de abandono de animais é crime.

A prática de abandono pode levar o responsável pelo animal a responder a um processo criminal, conforme evidenciou a delegada titular da Depama, Georlize Teles. “Nós nos deparamos sempre com cavalos, bois e éguas soltos em nossas vias. Mas não é permitido pela lei brasileira deixar animais equinos e bovinos soltos na via, pois pode ocasionar acidentes fatais tanto para o animal quanto para os condutores”, ressaltou.

Como delegada especializada em investigações em torno de crimes cometidos contra os animais e meio ambiente, Georlize Teles alertou ainda que os animais soltos em vias públicas são apreendidos pelos órgãos de segurança e de fiscalização ambiental. “E nós buscamos identificar o responsável pelo animal, o qual responderá devidamente a um processo criminal”, reiterou.

Denúncias de animais soltos em vias

Quando as pessoas identificarem a presença de animais soltos em vias públicas, é necessário comunicar aos órgãos de fiscalização. “A sociedade, ao perceber um animal solto na via, tem como dever de cidadania ligar para um órgão que recolhe esses animais. No caso de Aracaju, esse órgão é a Emsurb, que faz o recolhimento pelo Centro de Apreensões”, orientou Georlize Teles.

A remoção e a apreensão são necessárias pois, conforme reiterou a delegada titular da Depama, há risco de morte tanto do animal quanto de condutores de veículos em eventuais acidentes. “Então pensem nisso. E é preciso ainda repetir que, além do processo criminal, quem abandonar ou deixar animais soltos nas vias pode também pagar uma multa no âmbito administrativo à prefeitura e perder o animal”, reforçou.

Depama

A Depama é a unidade da Polícia Civil especializada em investigações de crimes que são praticados contra animais, sejam eles domésticos ou silvestres, assim como também de ações criminosas que envolvem o meio ambiente. Funcionando desde junho de 2021, o trabalho desenvolvido pela unidade ganhou força, o que levou a Depama a um novo endereço ainda mais amplo.

Funcionando em novo endereço - Rua Henrique Dias, S/N, bairro Novo Paraíso, na Zona Oeste de Aracaju –, a Depama também recebe denúncias e confere, no local denunciado, as condições em que são mantidos os animais. A unidade também acolhe animais apreendidos em parceria com entidades de proteção animal. As denúncias à Depama podem ser feitas pelo Disque-Denúncia (181) ou pelo WhatsApp 79 98816-4576.

/ Notícias / seguranca-publica

Sexta-Feira, 02 de Fevereiro de 2024 às 09:45:00