Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2023 às 17:15:00
Ação de conscientização sobre o Novembro Azul é realizada no Presídio de Nossa Senhora da Glória
Internos tiveram acesso a diversos exames médicos, além de palestra sobre saúde mental

Na quinta-feira, 23, foi realizada uma ação no Presídio Regional Senador Leite Neto (Preslen), em Nossa Senhora da Glória, no alto sertão sergipano, em alusão ao Novembro Azul, mês de prevenção do câncer de próstata, com o tema ‘Cuidar da saúde também é coisa de homem’. A ação aconteceu por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES).Os internos da unidade prisional tiveram acesso a exames clínicos, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C,

aferição da pressão arterial e glicemia, além de uma palestra sobre saúde mental, ministrada pelo professor Luis Filipe Dias.

A diretora do Núcleo de Reinserção Social (Nures) Sejuc, Edjane Marinho, ressalta a importância dessas ações e o compromisso da pasta em garantir o direito à saúde dos internos do sistema prisional sergipano.

“Ações como essas, organizadas em unidades prisionais em parceria com a Sejuc, demonstram novos passos rumo ao fortalecimento da assistência à saúde das pessoas privadas de liberdade e servidores lotados nas unidades. Todas têm como maior objetivo demonstrar a todos os participantes a necessidade do autocuidado e a prevenção para o não agravo de doenças”, comentou.

Para o enfermeiro Vanderlei Santos, a ação realizada na unidade prisional foi importante para incentivar os internos a cuidarem da sua saúde como um todo, priorizando o autocuidado e lembrando da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a fim de que se tenha um tratamento mais eficaz.

“Durante todo o mês de novembro, nós intensificamos as ações, serviços, exames e consultas médicas com clínicos e urologistas para a população do Preslen. Ressaltando sempre para os internos que o câncer de próstata é um dos que mais acometem os homens, por isso a importância do diagnóstico precoce”, ressaltou.

/ Notícias / seguranca-publica

Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2023 às 17:15:00