Sexta-Feira, 04 de Outubro de 2013 às 12:05:00
Acadepol será a nova sede dos cursos presenciais da Senasp/MJ no Nordeste
Estrutura moderna foi o fator determinante para a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça escolher a Acadepol

Estrutura e equipamentos modernos, biblioteca, stand de tiro, museu, academia de ginástica, alojamentos confortáveis, salas de aulas equipadas com recursos multimída de última geração e material humano qualificado. Esses foram alguns dos fatores que fizeram a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) escolher a Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol) como a nova sede para a entidade realizar cursos presenciais no Nordeste.

A notícia foi comunicada no final de setembro pela diretoria de ensino da Senasp ao diretor da Acadepol, Abelardo Inácio. Inicialmente, a Senasp realizará três cursos em Sergipe: Preservação de Local de Crime; Investigação de Homicídios e Drogas Ilegais e um específico de Investigação de Homicídios, que é promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para cerca de 40 policiais civis de Sergipe.

Segundo Abelardo Inácio, o curso de Investigação de Homicídios será ministrado em inglês por três agentes da  Federal Bureau of Investigation  (FBI) dos Estados Unidos. “Este curso terá tradução simultânea e os policiais escolhidos para fazê-lo passarão por um rigoroso processo de seleção, que inclui investigação social realizada pelo FBI”, destacou Abelardo. O curso será realizado entre 9 a 12 de dezembro de 2013.

O diretor enfatizou que os cursos presenciais da Senasp eram realizados anteriormente no Estado do Rio Grande do Norte. “Quando realizamos o colóquio do programa Brasil Mais Seguro aqui na Acadepol no mês de julho os gestores da Senasp ficaram admirados com a nossa estrutura e então colocamos a Academia de Polícia à disposição da Senasp. Para nossa alegria, eles decidiram trazer os cursos presenciais para Sergipe, o que é muito bom para nosso Estado”, destacou.

Além dos cursos promovidos pela Senasp, há outros cursos em andamento na Academia fruto de parcerias anteriores com a entidade nacional. Entre eles, destacam-se o renomado curso de Inteligência em Segurança Pública, que já está na sua 4ª edição; curso de Investigação de Formação de Formador, que é destinado a formar novos professores na Polícia Civil; dois cursos de Realinhamento Postural (Pilates), curso de Defesa Pessoal para Mulheres e Curso de Gestão Estratégica em Segurança Pública, que teve inicio em dezembro de 2012 e tem término previsto para dezembro de 2013.

Outro destaque atribuído a Acadepol nos últimos anos é o fato dela ter se tornado um ponto de referência para diversas instituições públicas e privadas do Estado de Sergipe. “Estamos finalizando um convênio para formarmos guardas municipais das prefeituras de Laranjeiras e Boquim, além de termos formado guardas de outros municípios e de ter realizado cursos para agentes de trânsito de várias prefeituras do interior. Também disponibilizamos nosso espaço para as polícias e diversas entidades para que eles possam realizar suas atividades”,

Estrutura moderna

Abelardo relata que todas as salas de aulas da Acadepol têm lousa digital, computadores, TVs de plasma, ar-condicionado, cadeiras confortáveis e todo aparato tecnológico necessário para auxiliar o professor e facilitar a compreensão do aluno. Além disso, foram investidos cerca de R$ 50 mil na reestruturação da biblioteca com aquisição de novos exemplares dos autores mais renomados de cada área do conhecimento.

“A nossa academia de ginástica está equipada com os mais modernos aparelhos e será inaugurada nos próximos dias. Também destaco os nossos laboratórios de informática que foram reformados e são dotados de computadores novos com softwares adequados a nossa necessidade”, destacou.

Inscrições

Os interessados em participar dos cursos promovidos na Academia de Polícia Civil devem entrar em contato com os servidores da escola, por meio dos telefones (79) 3259-1099 / 3259-1127 ou pelos e-mails codep.acadepol@pc.se.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou procurar informações no site da Acadepol www.acadepol.se.gov.br.

/ Notícias / seguranca-publica

Acadepol será a nova sede dos cursos presenciais da Senasp/MJ no Nordeste