Na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) são acompanhados por uma equipe interdisciplinar desde o acolhimento. Entre os serviços que integram essa rede de assistência está o Serviço Social. Os profissionais atuam desde a porta de entrada até o momento da alta, beneficiando pacientes e seus acompanhantes.
“A demanda é constante e intensa. Há uma interação muito grande entre os profissionais, pacientes e acompanhantes. Essa relação é fruto da confiança depositada no serviço que prestamos aqui, seja para conceder informações ou na busca de outros serviços e na garantia de direitos”, avalia a responsável técnica pelo Serviço Social da MNSL, Fátima de Andrade.
José Ronaldo Souza, 34, acompanha a esposa que está internada na unidade e sempre busca o auxílio da equipe do Serviço Social. “Sempre que precisei, a equipe me ajudou. Aqui posso esclarecer dúvidas e recebo orientações”, contou Ronaldo, que é de Nossa Senhora do Socorro.
São mais de 30 diferentes tipos de procedimentos executados pelo setor. Entre eles estão a liberação de documentos relacionados à permanência da paciente e do acompanhante, licença paternidade e maternidade, liberação de visitas, encaminhamentos, solicitações de transportes e muitos outros.
Em média 2.500 procedimentos são realizados por mês. Somente em agosto deste ano, foram contabilizadas 188 solicitações de transporte, 481 liberações de refeições para acompanhantes de pacientes admitidas e internadas, e 192 orientações e acompanhamentos psicossociais.
“O trabalho não é direcionado apenas às demandas burocráticas. Nós também somos responsáveis pelo acompanhamento do paciente junto com a equipe interdisciplinar. Também atuamos de forma integrada com outros projetos desenvolvidos na maternidade, a exemplo do Grupo de Apoio às Mães com bebês na UTIn (Gamu) e do Grupo de Apoio ao Visitante e Acompanhante (Gava)”, esclarece a responsável técnica, Fátima de Andrade.
Na unidade, o Serviço Social conta com dois espaços, um deles na porta de entrada e outro localizado na ala rosa, que atende ao setor de internamento. A equipe é composta, ao todo, por 13 profissionais que são referenciados por serviços (admissão, centro cirúrgico, UTIn, ala azul, ala rosa, ala verde, serviço de atendimento à pessoa em situação de violência sexual e Follow up).
“Nosso serviço não se esgota dentro das instalações da maternidade. Eles percorrem outros caminhos que estão dentro de instituições públicas da capital, do interior e inclusive de outros estados, além das empresas privadas (quando o paciente é vinculado a alguma empresa). Nosso papel é garantir que as pacientes e seus bebês sejam ‘vistos’ e recebam o apoio necessário, seja ele logístico, de subsistência ou de saúde, para a continuidade da promoção da saúde”, ressalta Fátima de Andrade.
Na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) são acompanhados por uma equipe interdisciplinar desde o acolhimento. Entre os serviços que integram essa rede de assistência está o Serviço Social. Os profissionais atuam desde a porta de entrada até o momento da alta, beneficiando pacientes e seus acompanhantes.
“A demanda é constante e intensa. Há uma interação muito grande entre os profissionais, pacientes e acompanhantes. Essa relação é fruto da confiança depositada no serviço que prestamos aqui, seja para conceder informações ou na busca de outros serviços e na garantia de direitos”, avalia a responsável técnica pelo Serviço Social da MNSL, Fátima de Andrade.
José Ronaldo Souza, 34, acompanha a esposa que está internada na unidade e sempre busca o auxílio da equipe do Serviço Social. “Sempre que precisei, a equipe me ajudou. Aqui posso esclarecer dúvidas e recebo orientações”, contou Ronaldo, que é de Nossa Senhora do Socorro.
São mais de 30 diferentes tipos de procedimentos executados pelo setor. Entre eles estão a liberação de documentos relacionados à permanência da paciente e do acompanhante, licença paternidade e maternidade, liberação de visitas, encaminhamentos, solicitações de transportes e muitos outros.
Em média 2.500 procedimentos são realizados por mês. Somente em agosto deste ano, foram contabilizadas 188 solicitações de transporte, 481 liberações de refeições para acompanhantes de pacientes admitidas e internadas, e 192 orientações e acompanhamentos psicossociais.
“O trabalho não é direcionado apenas às demandas burocráticas. Nós também somos responsáveis pelo acompanhamento do paciente junto com a equipe interdisciplinar. Também atuamos de forma integrada com outros projetos desenvolvidos na maternidade, a exemplo do Grupo de Apoio às Mães com bebês na UTIn (Gamu) e do Grupo de Apoio ao Visitante e Acompanhante (Gava)”, esclarece a responsável técnica, Fátima de Andrade.
Na unidade, o Serviço Social conta com dois espaços, um deles na porta de entrada e outro localizado na ala rosa, que atende ao setor de internamento. A equipe é composta, ao todo, por 13 profissionais que são referenciados por serviços (admissão, centro cirúrgico, UTIn, ala azul, ala rosa, ala verde, serviço de atendimento à pessoa em situação de violência sexual e Follow up).
“Nosso serviço não se esgota dentro das instalações da maternidade. Eles percorrem outros caminhos que estão dentro de instituições públicas da capital, do interior e inclusive de outros estados, além das empresas privadas (quando o paciente é vinculado a alguma empresa). Nosso papel é garantir que as pacientes e seus bebês sejam ‘vistos’ e recebam o apoio necessário, seja ele logístico, de subsistência ou de saúde, para a continuidade da promoção da saúde”, ressalta Fátima de Andrade.