Segunda-Feira, 20 de Março de 2023 às 14:45:00
Secretaria da Saúde reforça cuidados necessários com a saúde bucal
Cuidar da higiene oral possibilita uma melhor mastigação, dicção e a melhoria da autoestima

Nesta segunda-feira, 20, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal. Em virtude da data, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça para a população a importância dos cuidados na prevenção de doenças relacionadas à saúde da boca.

Segundo a referência técnica estadual da Saúde Bucal da SES, Ana Paula Vieira, ter cuidado com a saúde bucal é fundamental para uma vida saudável. “O Dia Mundial da Saúde Oral vem trazer uma reflexão acerca da conscientização sobre os cuidados com a Higiene Oral e a prevenção de problemas dentários ou não, na cavidade oral. É importante destacar que a falta de uma boa higiene pode ocasionar além da perda dos dentes, o agravo de outras enfermidades, por isso a necessidade de buscar atendimento odontológico que somente o dentista saberá cuidar de maneira correta”, ressaltou.

Além disso, a higiene oral bem feita é um dos determinantes para uma saúde bucal  satisfatória, que consequentemente possibilita uma melhor mastigação, dicção e a melhoria da autoestima, uma vez que um sorriso bonito e um hálito saudável faz bem a si mesmo.

Com relação à causa em prol da saúde bucal, a SES tem desenvolvido diversas ações relacionadas à prevenção. “A Secretaria da Saúde, por meio da RT em Saúde Bucal realiza todos os anos, colegiados com capacitações e seminários abrangendo temas relacionados à prevenção direcionado às coordenações municipais e profissionais das equipes de saúde bucal. Além disso, os Centros de Especialidades Odontológicas Estaduais (Ceos) realizam atendimentos em cinco especialidades, possibilitando o diagnóstico do câncer oral,  tratamentos de canal, atendimentos a pacientes com deficiência, cirurgia buco-maxilo facial e periodontia (tratamento de gengivas e tecidos de sustentação)”, explicou a referência técnica.

Cuidados preventivos

Para a prevenção de doenças, é importante se ter alguns cuidados como o uso bem orientado da escova, do fio e dos cremes dentais. Assim como de uma alimentação livre de açúcares, ácidos e corantes. Ou seja, deve-se ter uma dieta rica em frutas, legumes, proteínas, sucos e menos uso de doces, refrigerantes e outros produtos industrializados.

/ Notícias / saude

Secretaria da Saúde reforça cuidados necessários com a saúde bucal