Quarta-Feira, 18 de Maio de 2022 às 17:00:00
Saúde liga o sinal amarelo e realiza ação em Itabaiana
Pasta chama a atenção sobre alto índice de acidentes no trânsito

O mês de maio é marcado por muitas cores importantes para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), umas delas é o amarelo, símbolo da campanha nacional para chamar a atenção da sociedade acerca do alto índice de mortes e feridos no trânsito. Por isso, na manhã desta quarta-feira, 18, foi realizada uma Blitz educativa no município de Itabaiana.

O principal público desta ação foram os motociclistas da cidade, uma vez que a maior parte dos acidentes de trânsito acomete pessoas que utilizam esse tipo de veículo. De acordo com Karla Anacleto, referência técnica de vigilância e prevenção de violências e acidentes, a atividade teve a participação dos itabaianenses que circulavam no local. “Nessa manhã, a Diretoria de Vigilância em Saúde da SES, o Samu 192, se somaram ao Detran, SMTT e Guarda Municipal de Itabaiana. Estiveram presentes a Secretaria Municipal de Saúde e Sest/Senat do município. O objetivo principal foi sensibilizar e educar condutores de moto no momento da ação, cada representante dos órgãos presentes abordava um motociclista para orientação sobre o respeito às leis de trânsito e da importância de usar os equipamentos de segurança”, relata Karla.

Um dos momentos de maior destaque da ação foi a simulação de um atendimento a uma vítima de acidente, realizado em meio ao trânsito. “A nossa ação foi trabalhar a conscientização dos motociclistas, já que o Samu atende muitas vítimas de trauma envolvendo esses condutores que estão em situação de maior vulnerabilidade. Em alguns casos, a falta de capacete ou o uso inadequado do equipamento de segurança, agrava a situação e a probabilidade de ferimentos mais graves aumenta”, analisa o gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, Kelson Santos Rosário.

A próxima ação referente ao maio amarelo é o passeio ciclístico ‘Juntos Salvamos Vidas’ que será realizado no dia 29 de maio, às 8h, com concentração na Colina Santo Antônio em Aracaju e término no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira). A ação é aberta à toda comunidade sergipana. A SES pede que os interessados em participar do passeio utilizem algum adereço de cor amarela para alusão à temática da prevenção de acidentes de trânsito. O evento terá, ainda, sorteio de brindes entre os ciclistas.

/ Notícias / saude

Saúde liga o sinal amarelo e realiza ação em Itabaiana