Segunda-Feira, 07 de Novembro de 2022 às 14:45:00
Samu 192 Sergipe apresenta balanço dos atendimentos no Pré-Caju
Foram atendidos 47 pacientes no sábado e 70 pessoas no domingo, totalizando 117

Durante o Pré-Caju a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), atuou com bastante precisão para melhor atender os foliões que participaram do evento. Foram atendidos 47 pacientes no sábado e 70 pessoas no domingo, totalizando 117. Destes, 17 pessoas precisaram de remoção para unidades hospitalares.

De acordo com a enfermeira da Assessoria Técnica do Samu, Cintia Guerra, no final de semana de evento não houve a remoção de pacientes em estado grave. A maioria dos atendimentos foram clínicos e traumáticos.

“Houve a prevalência de atendimentos clínicos e traumáticos. No caso do clínico, a maioria foi por ingestão de álcool, e os traumáticos por torções de tornozelo e outros. As remoções que foram realizadas do posto médico avançado foram com relação a pacientes que precisaram de uma avaliação maior no diagnóstico, a exemplo de um raio X. Durante o evento tivemos duas ocorrências com potencial de agravamento, os pacientes vítimas por arma branca chegaram com a condição clínica estável. Durante o evento nenhum paciente grave foi removido”

Ainda conforme Cintia Guerra, no sábado foram atendidas 25 mulheres e 22 homens, sendo 22 nas viaturas do samu e 25 no posto médico montado no evento. “No domingo tivemos 39 atendimentos pelas viaturas do Samu, já no posto médico montado pela Prefeitura, foram atendidos mais 31 pacientes, sendo 39 do sexo masculoino e 31 do sexo feminino.”, destacou.

Vale lembrar que durante o evento foram instalados quatro postos de comando para a assistência pré-hospitalar na região do evento. Além disso, três Unidades de Suporte Avançado (USA), duas Unidades de Suporte Básico (USB), duas equipes de motolâncias e uma dupla no veículo 4×4, com dois profissionais estavam de prontidão. Os postos de comando foram montados e abrigaram outros órgãos como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e guardas municipais.

/ Notícias / saude

Samu 192 Sergipe apresenta balanço dos atendimentos no Pré-Caju