Terça-Feira, 21 de Março de 2023 às 11:45:00
Projeto ‘Quem Ama Protege’ 2023 é apresentado aos municípios sergipanos
Programa beneficia gestantes com exames que detectam a transmissão de doenças materno-fetal

Na manhã da última segunda-feira, 20, aconteceu no auditório do Hemose, unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), a reunião de apresentação do projeto ‘Quem Ama Protege’, para 35 representantes de municípios sergipanos, que fazem parte da rede de proteção às gestantes do Estado de Sergipe.

O Programa de Proteção à Gestante (Protege) realizou em 2021, 69.984 exames e em 2022, um total de 102.626 análises para HIV, Sífilis, Toxoplasmose IgM, Toxoplasmose IgG, HCV e HBSAG, no primeiro e último trimestre de gestação, com a finalidade de diagnosticar orientar e prevenir a transmissão de doenças materno-fetal.

Na ocasião, a diretora geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), Luciana Déda, abriu a reunião agradecendo a presença de gestores e profissionais da saúde, destacando a importância da participação dos municípios no engajamento e acolhimento ao ‘Quem ama Protege’.

A gestora enfatizou ainda, a excelência dos serviços do Laboratório Central de Sergipe (Lacen), no atendimento e realização dos testes. “O Lacen é referência em diagnósticos e através do Laboratório de Sorologia, podemos analisar seis tipos de exames, com a finalidade de diagnosticar, orientar e prevenir a transmissão materno-fetal de diversos tipos de doenças", frisou Luciana Déda.

De acordo com o superintendente do Lacen, Cliomar Alves, ‘Quem ama Protege’, despontou como ascensão dentro de todos os projetos da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH). "Essas análises ampliam o Serviço de Atenção Básica, principalmente como triagem neonatal, tanto para as  gestantes, para não passarem doenças transmissíveis para os filhos, como para elas mesmas não ficarem doentes”, ressaltou o gestor.

As atividades que serão ofertadas  ao longo deste ano foram apresentadas aos gestores municipais pela técnica responsável do Protege, a biomédica, Maria Rosa Melo Alves e toda a equipe do Lacen envolvida no projeto.

Cuidado

Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município de Estância, Ana Flávia Barbosa Leite, o projeto ‘Quem Ama Protege’ é de suma importância no diagnóstico precoce de doenças das gestantes. “Através dessa bela iniciativa conseguimos identificar a toxoplasmose gestacional, inclusive ofertando testes de gravidez, nos ajudando bastante com os diagnósticos precoces  e tratamentos adequados para as gestantes", confirmou.

Também estiveram presentes a profissionais da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica de sedes de região como, Aracaju, Estância, Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória, Propriá, além de representantes dos outros municípios que aderiram ao Programa de Proteção à Gestante (Protege).

/ Notícias / saude

Projeto ‘Quem Ama Protege’ 2023 é apresentado aos municípios sergipanos