Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019 às 16:00:00
Palestra do 'Doador do Futuro' destaca compromisso social da doação de sangue

Uma das propostas do projeto ‘Doador do Futuro’ do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) é a conscientização do público juvenil sobre o ato de doar sangue. O tema foi destaque durante uma palestra no Colégio Estadual Deputado Elísio Carmelo, no município de São Cristóvão, com a participação de professores e estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Na ocasião a assistente social Adineuza Cardoso comentou sobre as condições necessárias para doar, passando pelo cadastro, pré-triagem, triagem clínica e coleta da bolsa de sangue. Na segunda parte da apresentação ela explicou que após a doação, o sangue passa por análise sorológica, teste ABO e fracionamento dos componentes plaquetas, hemácias e plasma. “A doação de sangue ultrapassa a solidariedade, é uma questão que envolve todos, jovens, adultos, mulheres e homens", frisou.

Outro ponto destacado na palestra diz respeito aos mitos do serviço. “O procedimento é simples e totalmente seguro, todos os hemocentros utilizam material padronizado, que são a bolsa para coletar o sangue e os tubos para colher amostras, utilizadas para análises sorológicas”, comentou ao enfatizar que o material é descartável. “A doação é um gesto simples e que ajuda centenas de pacientes que necessitam de transfusão sanguínea em seus tratamentos”, alertou Adineuza.

Presente a ação, a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas relatou que o projeto Doador do Futuro visa divulgar o serviço e também estimular o envolvimento de educadores para formação de agentes multiplicadores sobre a importância do serviço. “As palestras além de levar informação ao público busca o envolvimento dos cidadãos através da solidariedade com o próximo. A doação de sangue salva vidas”, ressaltou.

Parceria

A atividade conta com o apoio das secretarias municipais de Educação e Saúde de São Cristóvão. Conforme José Américo Costa Santos Filho, a iniciativa ‘Jovem Doador do Futuro’, tem como objetivo envolver os estudantes na faixa etária de 16 anos, idade, que pode ser iniciada a doação de sangue.  “A prefeitura em parceria com o Hemose quer colaborar para formar futuros doadores de sangue”, salientou.

/ Notícias / saude

Palestra do 'Doador do Futuro' destaca compromisso social da doação de sangue