A Secretaria de Estado da Saúde (SES) possui um importante canal de comunicação com a população que é a Ouvidoria. A principal forma de acesso do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) ao serviço é pelo telefone, que agora passa a ter apenas três números. O serviço está disponível desde a última quinta-feira, 16.
“Com o novo telefone, que continua sendo gratuito, reduzimos de 11 para três a quantidade de dígitos que precisam ser digitados e memorizados pelos usuários. Dessa forma facilitamos o acesso e incentivamos as pessoas a entrar em contato conosco. Não há previsão para desativar o antigo número, que é o 0800-286-3000”, disse o coordenador do Núcleo de Gestão Estratégica e Participativa da SES, José Dias Júnior.
De acordo com o coordenador, através da Ouvidora o usuário pode fazer reclamações, sugestões e elogios, além de pedir informações sobre os serviços ofertados pelo SUS de Sergipe.
“A Ouvidoria é um canal onde a gestão tem a possibilidade de promover melhorias para os serviços de saúde a partir das manifestações da população. É muito importante que as pessoas usem a Ouvidoria e se manifestem positivamente ou negativamente para que os gestores possam saber qual é a avaliação que está se tendo dos serviços”, recomendou José Dias Júnior.
Além das manifestações pelo telefone, elas podem ser feitas por e-mail (ouvidoria@saude.se.gov.br), fax, presencialmente ou por cartas. Para as duas últimas formas, o endereço é Praça General Valadão, 32 – Centro – Aracaju - 49010-520.
Com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso da população a Ouvidoria, a SES, em parceria com o Ministério da Saúde, está promovendo a descentralização do serviço, incentivando os municípios a implantarem Ouvidoria em seus territórios.
“Na última semana promovemos uma capacitação, que contou com a presença de técnicos do Ministério, voltada para os municípios que tem Ouvidoria implantada nas Secretarias de Saúde e para os que ainda não tem. A ação atualizou os profissionais que já atuam nas Ouvidorias sobre o Sistema Ouvidor SUS. Aqueles que não têm o serviço implantado puderam conhecer o sistema e a importância do serviço”, disse o coordenador.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) possui um importante canal de comunicação com a população que é a Ouvidoria. A principal forma de acesso do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) ao serviço é pelo telefone, que agora passa a ter apenas três números. O serviço está disponível desde a última quinta-feira, 16.
“Com o novo telefone, que continua sendo gratuito, reduzimos de 11 para três a quantidade de dígitos que precisam ser digitados e memorizados pelos usuários. Dessa forma facilitamos o acesso e incentivamos as pessoas a entrar em contato conosco. Não há previsão para desativar o antigo número, que é o 0800-286-3000”, disse o coordenador do Núcleo de Gestão Estratégica e Participativa da SES, José Dias Júnior.
De acordo com o coordenador, através da Ouvidora o usuário pode fazer reclamações, sugestões e elogios, além de pedir informações sobre os serviços ofertados pelo SUS de Sergipe.
“A Ouvidoria é um canal onde a gestão tem a possibilidade de promover melhorias para os serviços de saúde a partir das manifestações da população. É muito importante que as pessoas usem a Ouvidoria e se manifestem positivamente ou negativamente para que os gestores possam saber qual é a avaliação que está se tendo dos serviços”, recomendou José Dias Júnior.
Além das manifestações pelo telefone, elas podem ser feitas por e-mail (ouvidoria@saude.se.gov.br), fax, presencialmente ou por cartas. Para as duas últimas formas, o endereço é Praça General Valadão, 32 – Centro – Aracaju - 49010-520.
Com o objetivo de facilitar ainda mais o acesso da população a Ouvidoria, a SES, em parceria com o Ministério da Saúde, está promovendo a descentralização do serviço, incentivando os municípios a implantarem Ouvidoria em seus territórios.
“Na última semana promovemos uma capacitação, que contou com a presença de técnicos do Ministério, voltada para os municípios que tem Ouvidoria implantada nas Secretarias de Saúde e para os que ainda não tem. A ação atualizou os profissionais que já atuam nas Ouvidorias sobre o Sistema Ouvidor SUS. Aqueles que não têm o serviço implantado puderam conhecer o sistema e a importância do serviço”, disse o coordenador.