Quarta-Feira, 07 de Março de 2007 às 08:10:00
Hospital Geral faz manutenção preventiva em aparelho de Radioterapia

Desde a segunda-feira, 5, o Hospital Geral (HGJAF) vem realizando uma manutenção preventiva no acelerador linear do Centro de Oncologia Dr. Osvaldo Cruz Leite. O equipamento é utilizado no tratamento, por meio de irradiação, dos pacientes com câncer atendidos na maior unidade de saúde pública de Sergipe.

O médico William Soares, coordenador do Setor de Radioterapia do HGJAF, informou nesta terça-feira, 6, que o serviço é essencial para evitar problemas futuros com o aparelho e deve durar até o início da próxima semana. "Trata-se de uma manutenção preventiva necessária que está sendo realizada por um técnico norte-americano enviado pela empresa Siemens, da Califórnia (EUA), fabricante do equipamento", diz William Soares.

Segundo ele, o acelerador linear de seis milhões de eletrovolts foi adquirido há quatro anos. O aparelho funciona por meio da emissão de fótons e elétrons e emprega uma das tecnologias mais modernas do mundo. Por dia, uma média de 65 pacientes com câncer assistidos pelo Centro de Oncologia do Hospital Geral submetem-se a tratamento através do uso do acelerador linear. "Todos eles foram alertados previamente sobre a manutenção"?, esclarece o coordenador William Soares.

Fotos: Wellington Barreto

/ Notícias / saude