Segunda-Feira, 05 de Fevereiro de 2024 às 17:45:00
Governo de Sergipe promove capacitação de servidores envolvidos na alimentação escolar
Evento será realizado a partir das 9 horas do dia 8 de fevereiro, no auditório Hermínia Caldas, na sede da Seduc

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e em parceria com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Sergipe (Cecane/UFS) e a Superintendência da Controladoria Regional da União no Estado de Sergipe (CGU), realizará uma capacitação para os servidores envolvidos na alimentação escolar da rede pública estadual de ensino. O evento ocorrerá na próxima quinta-feira, 8, no horário das 9h às 12h20, no auditório Hermínia Caldas, na sede da Seduc, em Aracaju.

Segundo a diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Seduc, Lucileide Rodrigues, o evento visa a qualificar os profissionais responsáveis pelas visitas técnicas nas unidades escolares, garantindo a aderência aos padrões do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem como objetivo promover escolhas alimentares mais saudáveis entre os estudantes de todas as etapas da educação básica pública do Estado.

“A iniciativa busca promover aprimoramentos significativos nos processos relacionados à alimentação escolar, incorporando as melhores práticas nutricionais e garantindo a conformidade com as diretrizes estabelecidas pelos órgãos regulatórios. Assim, ao alinhar as atividades do Departamento de Alimentação Escolar com as orientações do Cecane/UFS, reconhecido como um centro de excelência em alimentação e nutrição, espera-se elevar o nível de conhecimento técnico dos servidores. Isso resultará ainda em uma abordagem mais eficaz e baseada em evidências científicas, tanto no planejamento quanto na execução das refeições escolares, garantindo, ao mesmo tempo, a aderência às normativas estabelecidas pelo CAE e a conformidade sanitária preconizada pela Anvisa”, destaca a gestora.

Para o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, essa capacitação conjunta é uma estratégia abrangente e integradora para otimizar a qualidade e eficiência dos serviços oferecidos. “A participação da CGU reforça o compromisso do corpo técnico da Seduc com a integridade e a fiscalização rigorosa da aplicação dos recursos públicos. Deste modo, a capacitação conjunta não apenas proporcionará uma compreensão mais profunda das normativas e diretrizes, mas também contribuirá para um aperfeiçoamento na prestação de contas, na prevenção de irregularidades e o aprimoramento constante dos processos administrativos, em consonância com as diretrizes do CAE”, reforça.

A parceria estratégica entre os servidores do Departamento de Alimentação Escolar, o Cecane/UFS, a CGU, o CAE e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) busca elevar a qualidade nutricional das refeições escolares, além de fortalecer a governança e a eficiência na gestão dos recursos públicos, assegurando uma oferta alimentar saudável, transparente e alinhada com as melhores práticas de administração pública.

/ Notícias / saude

Segunda-Feira, 05 de Fevereiro de 2024 às 17:45:00