Quarta-Feira, 20 de Março de 2024 às 16:15:00
Dia Mundial da Saúde Bucal é celebrado com ação no Centro de Odontologia do Ipesaúde
Beneficiários tiveram a oportunidade de assistir palestras educativas e preventivas para reforçar a importância dos cuidados com a saúde bucal

Nesta quarta-feira, 20, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal. Para celebrar a data, o Centro de Odontologia do Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) realizou uma ação aos beneficiários com palestras educativas e preventivas para reforçar a importância dos cuidados com a saúde bucal. A ação também foi realizada nas Unidades Regionais do Ipesaúde no interior do estado.

A odontopediatra Isabella Simone destacou que a disseminação de informações e orientações de qualidade são as melhores formas de cuidar da saúde bucal da população. "Hoje foi um momento para incentivar os nossos beneficiários a praticarem bons hábitos diários e visitarem regularmente o cirurgião-dentista. São iniciativas como essas que podem resultar em boca e dentes saudáveis e uma saúde integral completa. Hoje foi abordado toda a parte preventiva e toda a parte curativa", contou.

A ação contou ainda com a entrega de kits de higiene bucal com escova dental, fio dental e creme dental aos beneficiários."Um dos momentos mais importante é o da escovação, então estamos mostrando aqui aos pacientes que temos instrumentos adequados para cada tipo de necessidade. A escova macia, extra macia, média e dura, cada uma tem a sua importância, creme dental com fluo, fio dental, limpador lingual, todos esses são acessórios usados para uma boa higienização bucal. O uso do fio dental é extremamente importante na não instalação da carie entre os dentes, ele faz a retirada daquele alimento que não é visível aos olhos muitas vezes, é só quando há um incômodo quando   alimento ali. Preso você vai tirar, mas anterior a isso ele é muito importante que ele remove a sujeira que não é vista", explicou.

A beneficiária, Luiza Silva, veio da cidade de Neópolis para fazer uma consulta odontológica. Ela aprovou a iniciativa. "É muito importante esse trabalho porque a saúde bucal é fundamental, e em muitos momentos da vida, nós não valorizamos esses cuidados com a boca. Gostei bastante da palestra", relatou.

Quem também gostou da ação foi a beneficiária, Carla Venâncio, do município de  Nossa Senhora do Socorro. "Vim hoje fazer uma restauração e nesse momento que estou aguardando a consulta aproveitei para assistir essa palestra educativa e preventivas. Um momento proveitoso porque tinha coisas que não sabia e hoje acabei tendo conhecimento", contou.

/ Notícias / saude

Quarta-Feira, 20 de Março de 2024 às 16:15:00