Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024 às 11:30:00
Coletiva de imprensa: Sergipe realiza primeiro parto em gestante com morte encefálica

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta quinta-feira, 9, às 14 horas, no auditório do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), uma coletiva de imprensa para divulgar informações sobre o caso da gestante com morte encefálica, que deu à luz uma bebê na noite da última quarta-feira, 8, na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL). O caso é considerado raro no mundo. No Brasil, existem relatos de apenas cinco casos na literatura científica.

Histórico

O caso teve início quando a jovem K.L.D.S, 20 anos, grávida de aproximadamente 22 semanas, deu entrada no Huse no dia 17 de abril, com uma grave lesão no crânio provocada por arma de fogo. Mesmo com todo o trabalho da equipe multidisciplinar e acompanhamento intensivo para salvar a vida da jovem, foi fechado o protocolo de morte encefálica da paciente no dia 22 de abril. Depois da constatação, a equipe do hospital iniciou outro processo desafiador para garantir a continuidade da gestação e salvar a vida do bebê.

Com parto previsto para a quinta-feira, 9, a paciente apresentou alterações nos exames de ultrassonografia e a equipe médica do Huse decidiu antecipar o procedimento para quarta-feira, 8, após a realização de protocolos específicos para garantir a segurança da mãe e do feto.

Com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), a paciente foi transferida para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL). A criança nasceu prematura de 26 semanas, de parto cesárea e pesando 580 gramas.

Doação de órgãos

O caso assistido pelo Huse é ainda mais raro porque, além de ser uma paciente com quadro de morte encefálica fechado, foi possível a preservação de órgãos graças ao trabalho desenvolvido pela equipe médica, permitindo a captação de órgãos com destinação prevista para os estados de Pernambuco e Ceará.

Transplante de mão

Na oportunidade, as equipes da SES e do Hospital de Urgências de Sergipe também falarão sobre o sucesso do procedimento cirúrgico inédito do paciente que teve reimplantada a mão.

Serviço:

O quê: Coletiva de imprensa sobre parto de gestante com morte encefálica

Quando: hoje, quinta-feira, às 14h

Onde: Auditório do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), Av. Pres. Tancredo Neves, 7501 - Capucho.

Contato: Catarina Gonçalves - Assessoria de Comunicação da SES Sergipe – 79 99961-2559

/ Notícias / saude

Quinta-Feira, 09 de Maio de 2024 às 11:30:00