Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 às 14:45:00
Agentes de endemias e agentes comunitários participam de capacitação em saúde no trabalho
A ação visa identificar problemas relacionados à saúde do trabalhador no seu território

Na busca contínua pela melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual da Saúde (Funesa), realizou uma ação de Capacitação em Saúde no Trabalho para equipes de saúde, direcionada especialmente aos agentes de combate a endemias e aos agentes comunitários de saúde dos territórios sergipanos. A iniciativa, que representa a terceira etapa do curso, está sendo sediada na regional de Carmópolis, abrangendo não apenas esse município, mas também Maruim, Capela e General Maynard., complementando o trabalho realizado nas etapas anteriores sediadas nos municípios de Lagarto e Canindé do São Francisco.

A capacitação representa um passo significativo na busca pela excelência na prestação de serviços de saúde em Sergipe, demonstrando o compromisso das instituições e profissionais envolvidos com a melhoria contínua da qualidade de vida da população.

O curso de Saúde no Trabalho vem sendo reconhecido como uma importante ferramenta de aprimoramento tanto na vida profissional quanto na pessoal dos agentes de saúde. Ao abordar temas relevantes para o cotidiano desses profissionais, a capacitação não apenas fortalece suas habilidades técnicas, mas também reforça seus direitos e deveres, contribuindo para uma atuação mais eficaz e segura.

A agente de endemias Paula Santos, da cidade de Capela, destacou a importância do aprendizado proporcionado na capacitação. “Um curso que vem agregar muito, tanto na nossa vida profissional quanto na vida pessoal, de todos os agentes de endemias e agentes de saúde, sempre com abordagens que no dia a dia acabam se perdendo e reforçam também os nossos direitos e deveres. Acredito que essa ação só vem agregar, tanto para a equipe quanto para a comunidade. Chegaremos a campo mais preparados, mais bem instruídos, e a população só tem a ganhar com tudo isso”, pontuou.

André Brito, diretor do Centro Estadual de Educação Profissional Governador Marcelo Déda Chagas, localizado na cidade de Carmópolis, ressaltou a importância da parceria entre a instituição de ensino e a Funesa. “Essa parceria é um elemento fundamental para o sucesso dessa iniciativa. Ao promover um curso de alta importância em colaboração com a Funesa, os organizadores reconhecem a relevância do relacionamento institucional e a importância de unir esforços em prol do aprimoramento dos serviços de saúde”, salientou.

/ Notícias / saude

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 às 14:45:00