Quarta-Feira, 25 de Outubro de 2023 às 15:15:00
Superintendência de Proteção Animal da Semac apresenta relatório de atividades na Alese

A Superintendência de Proteção Animal (SupAnimal), vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), apresentou nesta quarta-feira, 25, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o relatório de atividades desenvolvidas ao longo de seis meses. Os deputados tiveram acesso aos projetos e ações executadas pela pasta, o impacto que esses serviços têm gerado sobre a causa animal do estado, além dos dados de atendimentos de saúde animal.

A superintendente da SupAnimal, Kitty Lima, iniciou sua participação no grande expediente falando sobre o Cadastro de Ongs e Protetores lançado pelo Governo para mapear a realidade da causa animal no estado. De acordo com ela, são mais de 200 protetores cadastrados. A gestora destacou as ações do Castramóvel que percorre os municípios sergipanos por meio do ‘Sergipe é aqui’, contabilizando 1.268 atendimentos. As atividades educativas também foram apresentadas aos deputados. A SupAnimal realizou sete palestras e um curso de capacitação voltado para o resgate de animais silvestres.

“Mais de 80% da população sergipana tem animal em casa. E o nosso papel, enquanto Superintendência de Proteção Animal, é garantir, por meio das políticas públicas, o bem-estar desses animais. A causa animal não é só amor e carinho. Vai muito além, porque contempla saúde pública. Então a gente vem fazendo esse trabalho intenso e que começou com o cadastro estadual, que inclusive está no Plano de Governo. Também temos realizado palestras, investindo em capacitação, intensificando as fiscalizações e realizando campanhas de adoção e castração por todo o estado”, detalhou Kitty Lima.

Os projetos em fase de elaboração também foram destacados pela gestora. Ela antecipou que está sendo desenvolvido um projeto visando a distribuição de ração para animais. Outra proposta que está sendo planejada é a ampliação de procedimentos veterinários por meio do PetSaúde, via chamamento público de clínicas interessadas em ofertar o serviço. A superintendente falou ainda sobre a criação da iniciativa de Microchipagem Animal, a ser disponibilizada em parceria com as prefeituras. Ela também explanou sobre as tratativas para buscar apoio psicológico para protetores via cooperação com Secretaria de Estado da Saúde (SES), entre outros encaminhamentos.

Para Kitty Lima, o diálogo com os deputados foi extremamente produtivo. “É sem dúvidas um momento muito importante, porque é a partir de espaços como esses que surgem outras demandas para serem solucionadas. Esse trabalho em conjunto é fundamental. Convido todos os deputados para nos visitarem em nosso gabinete que fica na Adema, para que a gente possa, daqui para a frente, virar a página da causa animal e ter uma nova realidade”, disse.

Durante a sessão, os deputados tiveram a oportunidade de fazer questionamentos sobre as ações e o trabalho desenvolvido em prol da causa animal. Segundo o deputado Luizão Donatrampi, a luta de quem se dedica à proteção dos animais precisa ser reconhecida sempre. “Parabenizo o trabalho da superintendência, em nome de Kitty Lima, por estar à frente dessa luta em defesa dos animais. Pode contar com o nosso apoio. Nosso gabinete está de portas abertas para contribuir com a causa”, finalizou o parlamentar.

/ Notícias / meio-ambiente

Quarta-Feira, 25 de Outubro de 2023 às 15:15:00