Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2023 às 23:45:00
Sergipe e demais estados do Nordeste dialogam sobre proteção da Caatinga e ações de combate à desertificação
Secretaria de Meio Ambiente propôs a articulação estratégica em todas as esferas para a conservação da Caatinga

Nesta segunda-feira, 23, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) participou da 115ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (Abema), realizada no Rio de Janeiro. Durante o dia de atividades, os secretários dos nove estados do Nordeste discutiram pautas como a proteção do bioma Caatinga, a Política de Combate à Desertificação, e o Crédito de Carbono Social da Caatinga, entre outros encaminhamentos.

Contribuindo efetivamente com os debates, a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe, Deborah Dias, ressaltou a integração e fortalecimento da pauta ambiental. “Precisamos nos mobilizar e articular estratégias em todas as esferas para criar um ambiente que tenha a Caatinga como foco prioritário. Não dá para o Brasil ir para uma Conferência do Clima, em Dubai, sem o compromisso com os outros biomas”, disse a gestora.

A região Nordeste vem constantemente debatendo o enfrentamento aos eventos climáticos de forma integrada. Essa agenda perpassa pela criação de projetos de monitoramento e compartilhamento de dados para elaboração de estudos. Os estados nordestinos também emitem, a cada três meses, o Boletim Climático, no qual são analisados a atuação do fenômeno climático El Niño e os seus impactos.

O encontro da região Nordeste foi mediado pelo vice-presidente da Abema, Gino César, que é secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, contando as participações do diretor do Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Alexandre Henrique Bezerra Pires, do deputado federal Nilto Tatto, coordenador da Frente Nacional do Meio Ambiente, e do presidente da Associação de Produtores de Crédito de Carbono Social do Bioma Caatinga, Haroldo Almeida.

Assembleia Geral

Nesta terça-feira, 24, secretários de todas as unidades da federação continuam os trabalhos na Assembleia Geral da Abema. Na pauta, será tratado os encaminhamentos relacionados a COP 28, o Programa Brasil - Meio Ambiente Integrado e Seguro (M.A.I.S.) da Polícia Federal, e a Margem Equatorial - nova fronteira de exploração e produção de Óleo e Gás, fundamental para a transição energética, da Petrobras. Os gestores também devem tratar sobre regularização do Licenciamento Ambiental e Outorga de Uso de Recursos Hídricos para tarifa verde - irrigação e aquicultura, e a gestão das Outorgas de Geração e Transmissão e a Importância da articulação com as entidades de meio ambiente.

/ Notícias / meio-ambiente

Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2023 às 23:45:00