Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2023 às 20:00:00
Sergipe alinha participação na COP 28 e financiamento de projetos durante reunião do Meio Ambiente do Consórcio Nordeste
O Fundo de Reconstrução da Caatinga e o avanço da cadeia produtiva de hidrogênio verde estiveram entre os temas centrais do encontro da Câmara Técnica

A Câmara Técnica de Meio Ambiente do Consórcio Nordeste se reuniu para definir novos encaminhamentos de iniciativas conjuntas entre os nove estados nordestinos. Durante a reunião, que aconteceu na quarta-feira, 4, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe (Semac) debateu sobre a participação do Nordeste na COP 28, parcerias com o Banco Mundial para avanço da cadeia produtiva do Hidrogênio Verde e alinhamento sobre o Fundo da Caatinga.

Para a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Dias, a reunião da Câmara Técnica foi extremamente produtiva. “Nesses encontros, a gente consegue perceber a importância da unidade entre os estados nordestinos, que estão cada vez mais comprometidos com desenvolvimento sustentável da região. Sergipe acredita nesse trabalho conjunto e estará sempre aberto para o dialogar e buscar parcerias”, declarou.

Um dos pontos debatidos na reunião foi o memorando de entendimento com o Banco Mundial que vai apoiar projetos em várias áreas, incluindo a futura cadeia produtiva do H2V. Além de iniciativas na área de energia renovável, o memorando inclui também o desenvolvimento de projetos voltados à energia limpa, água e saneamento, meio ambiente e conectividade. Outra pauta discutida foi o Fundo de Reconstrução da Caatinga, cuja valorização de sua genética resiliente será decisiva para o planeta, devido à captura de carbono e a capacidade de produção de alimentos em um cenário de aquecimento global acima de 1,5ºC e de escassez hídrica.

COP 28

Os secretários estaduais de Meio Ambiente do Nordeste também trataram sobre a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), evento que acontece entre os dias 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes. Os gestores articularam a participação nos painéis do evento e apresentação de projetos exitosos voltados para a preservação e conservação do meio ambiente.

/ Notícias / meio-ambiente

Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2023 às 20:00:00