Quarta-Feira, 10 de Abril de 2024 às 17:45:00
Semac realiza visita técnica em Gararu para discutir a criação de uma Unidade de Conservação na Serra da Melancia
A inspeção contou com a participação de técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Esporte, Eventos, Cultura e Turismo

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) realizou uma visita técnica em Gararu, no alto sertão sergipano, para discutir a criação de uma Unidade de Conservação (UC) na Serra da Melancia. A atividade de inspeção foi realizada na segunda-feira, 8.

Participaram da visita técnica o biólogo da Semac, Mário Sérgio Melo Barreto, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Elísio Marinho, e o secretário Municipal de Esporte, Eventos, Cultura e Turismo, Adalmir Medeiros.

O técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Mário Sérgio, enfatizou a importância da parceria com o município, bem como o fortalecimento das ações para proteção das florestas e biodiversidade. "A criação de uma UC deve ser precedida de estudos técnicos e de consulta pública, quando a população local pode participar da identificação dos limites, localização e dimensão mais adequados para a Unidade de Conservação. A Semac e a prefeitura de Gararu são boas parceiras, e tenho certeza que avançaremos com esse projeto", disse.

O secretário Elísio Marinho conta que a Serra da Melancia guarda remanescentes florestais em bom estado de conservação. "E é reconhecida pela Semac como área prioritária para a conservação da biodiversidade, encaminhada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) pelo Plano Estratégico e Avaliação Nacional de João Pessoa, além de possuir beleza cênica e potencial para ecoturismo", pontuou.

O ato de criação de uma UC deve indicar sua denominação, categoria, objetivos, limites, área, órgão responsável pela administração e se há população tradicional beneficiária ou população tradicional residente. Se houver propriedades particulares incluídas nos limites de uma UC de posse e domínios públicos, essas devem ser desapropriadas para que a UC seja efetivamente criada.

"As Unidades de Conservação são criadas com base em objetivos voltados à proteção e conservação dos recursos naturais. Os objetivos variam com a categoria de UC criada e com o grupo ao qual pertencem e são classificadas. São dois grandes grupos: Proteção Integral e o de Uso Sustentável", concluiu o técnico da Semac, Mário Sérgio.

/ Notícias / meio-ambiente

Quarta-Feira, 10 de Abril de 2024 às 17:45:00