Estando entre as áreas marcadas para reinvestimento do atual governo, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) foi recriada no início de 2023, e nos 100 dias primeiros dias de governo vem investindo em políticas públicas setoriais de responsabilidade ambiental e gerenciamento de recursos naturais. A pasta, que tem papel estratégico na administração direta, atua na gestão racional da água e do meio ambiente, conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável, proteção da fauna e da flora, propondo políticas, planos e programas que promovam a melhoria da qualidade ambiental no estado.
No bojo das ações empreendidas nesses primeiros dias de governo, a Semac executou projetos de educação ambiental, a exemplo das exposições e jogos educativos realizados em shoppings da capital durante a Semana da Água; além do lançamento do projeto Praia Viva, que reuniu parceiros ambientais e chamou a atenção de estudantes da rede pública e privada para a importância da preservação do Meio Ambiente, promovendo uma grande mobilização pela limpeza das praias, por iniciativa da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), vinculada à Semac. Na mesma semana, o XV Encontro Estadual dos Recursos Hídricos oportunizou importantes debates entre técnicos, pesquisadores, acadêmicos e sociedade civil sobre ações de cooperação e mobilização para a boa gestão e uso sustentável da água e o crescente desafio para garantir água em quantidade e qualidade a todos.
Outras frentes trabalhadas pela Semac nestes 100 dias envolveram a doação de balanças eletrônicas prensas hidráulicas a cooperativas/associações de catadores de resíduos recicláveis; bem como a entrega de 50 pluviômetros à Emdagro para instalação em 18 municípios sergipanos, reforçando o monitoramento de chuvas em Sergipe. Por sua vez, a Campanha “Abril Laranja” vem promovendo palestras voltadas para a sensibilização, conscientização e prevenção da crueldade contra animais, através da Superintendência de Proteção Animal da Semac.
De acordo com o secretário José Carlos Felizola, Semac e Adema também vêm estreitando diálogo com órgãos ambientais. “Nosso objetivo é firmar parcerias que possibilitem esse importante e necessário alinhamento para ações de fiscalização e a integração entre os diversos atores envolvidos para modernização do licenciamento ambiental, seguindo a diretriz do governador Fábio Mitidieri que é garantir a transparência do processo e facilitar o acompanhamento de cada etapa pelo cidadão”, destacou. Também marcou esse período inicial de gestão um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público Estadual e a Associação Nacional dos Municípios em Sergipe (Anamma/SE) para a execução do Projeto “Água para o Futuro”, que visa, dentre outras coisas, a identificação, a caracterização e a proteção de nascentes, para garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água potável para a presente e futuras gerações.
Recursos Hídricos
Além dos marcos do XV Enrehse e da entrega dos pluviômetros, a atuação da Semac na área de Recursos Hídricos também perpassa pela emissão de boletins climáticos, relatórios sobre a situação dos recursos hídricos em Sergipe, coleta e análise da qualidade de água em 81 pontos em rios e reservatórios que compõem a Rede Estadual de Qualidade das Águas, e a emissão de autorizações de Recursos Hídricos. A participação da Semac em eventos e reuniões técnicas também teve destaque, como o Compromisso Climático e Governança Multinível debatido em encontro com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema); e a oficina com a equipe da Agência Nacional de Águas (ANA) para alinhamento do 3º ciclo do Progestão.
O diretor de Recursos Hídricos da Semac, Ailton Rocha, elencou outros serviços prestados. “Podemos citar entre eles, a consolidação dos Planos de Trabalho para 2023 dos Comitês das Bacias Hidrográficas de Sergipe, bem como dos Relatórios 2022 relativos ao Procomitês que encaminhamos à ANA, além do Relatório Financeiro e prestação de contas do Progestão 2022. A criação de cartilhas sobre as Bacias Hidrográficas de Sergipe também está em andamento”, pontuou.
Resíduos Sólidos
Estimular o pensamento sustentável também esteve entre as principais ações da Semac, seja ela por meio de ações educativas, apoio aos municípios, criação de projetos voltados para coleta seletiva e monitoramento da gestão ambiental. A Gerência de Resíduos Sólidos e Qualidade Ambiental, responsável pela execução de políticas sustentáveis, por meio do Projeto de Inclusão Socioambiental e Produtiva de Catadores de Materiais Recicláveis, realizou a entrega de Balanças eletrônicas e Prensas Hidráulicas a cooperativas de reciclagem em Sergipe.
Foram beneficiadas com a doação de equipamentos cooperativas/associações de catadores de resíduos recicláveis dos seguintes municípios: Pedrinhas, Boquim, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Lagarto, Poço Verde, Santa Luzia do Itanhy, Simão Dias, Tobias Barreto, Umbaúba, Neópolis, Campo do Brito, Itabaiana, Malhador, Capela, Propriá, Aracaju, Carmópolis e Nossa Senhora do Socorro, que receberam kits com balanças eletrônicas. Já as prensas hidráulicas foram entregues a catadores de resíduos recicláveis dos seguintes municípios: Estância, Itabaianinha, Tobias Barreto, Umbaúba, Campo do Brito, Itabaiana, Malhador, Capela, Propriá, Aracaju, Carmópolis e Nossa Senhora do Socorro.
Segundo o gerente de Resíduos Sólidos e Qualidade Ambiental da Semac, Carlos Augusto, para concluir a ação, ainda serão entregues oito prensas aos municípios de Pedrinhas, Boquim, Indiaroba, Lagarto, Neópolis, Poço Verde, Santa Luzia do Itanhy e Simão Dias. No que diz respeito à coleta seletiva, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente vem desenvolvendo um apoio estratégico aos municípios. “Em março, por exemplo, estivemos em reunião com a Secretaria de Meio Ambiente do município de Nossa Senhora do Socorro para apresentar a estratégia de ação elaborada pela Semac e definir um planejamento para a sua execução”.
Educação Ambiental
A Educação Ambiental também deixa uma marca importante nesses primeiros 100 dias de governo. A Semac, por meio da Diretoria de Gestão do Meio Ambiente/Gerência de Educação Ambiental e Relações Sociais, desenvolveu uma série de atividades e consolidou diversas parcerias em favor do meio ambiente, como a implementação do projeto em um novo espaço físico a fim de melhorar a infraestrutura para desenvolver as atividades, organização do acervo literário, atualização do banco de dados e estruturação da chamada “Sala Verde”. Outra proposta foi a parceria com o município de Riachão do Dantas, para a concepção do projeto ‘Trilhas de Riachão do Dantas', que visa à implementação de uma trilha Interpretativa na nascente do rio Piauí.
A gerência também alinhou com o Ibama o planejamento dos processos socioeducativos do ano de 2023 voltados para Educação Ambiental em Sergipe, participou da Jornada Pedagógica da rede de ensino de Pirambu, esteve envolvida em ações com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), dentre outras atividades. Para comemorar o Mês da Água, a gerência também exerceu um papel significativo na execução de atividades com público de todas as idades, levando jogos e atividades educativas, como o jogo ‘Caminho das Águas’ e a trilha ‘Da Nascente à Foz’, para eventos realizados em shoppings da capital. “Foram ações que tiveram o intuito de levantar a reflexão sobre a importância dos recursos hídricos de forma lúdica e responsável. É uma estratégia que aproxima todos os públicos e torna o processo ainda mais divertido na apreensão do conhecimento”, frisou a gerente de Educação Ambiental e Relações Sociais da Semac, Isabelle Blengini.
Áreas Protegidas e Florestas
No âmbito das Áreas Protegidas e Florestas, a Semac realizou reuniões técnicas e ações de rotina, como o alinhamento de ações com o Ibama, reunião sobre o projeto Elos Caatinga, distribuição de mudas frutíferas no evento 'Sergipe é Aqui", realizado pelo governo do Estado, dentre outras atividades. A gerente de Áreas Protegidas e Florestas da Semac, Valdelice Leite, elencou outras ações que fizeram parte da agenda de trabalho nesse período: “Encontros para definições quanto à reposição da Caatinga e Mata Atlântica no Estado, prosseguimento de ações inerentes à execução do Projeto Turístico Rota da Farinha em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo, além da participação na 1º Mostra Ambiental “Valoração reaproveitamento, reciclagem, e disposição final de resíduos”.
Proteção Animal
A Superintendência de Proteção Animal é mais uma novidade nesta gestão, e iniciou operação com ações estratégicas para a causa, como a captação de parcerias com empresas do ramo pet para a realização de campanhas de adoção e auxílio a ONGs e protetores independentes. Tratou da proteção animal e castramóvel com a Secretaria de Meio Ambiente de Aracaju e com o município de Capela, e alinhou parceria com a Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema). Durante esse período, também foram registradas denúncias, devidamente encaminhadas para as autoridades policiais competentes, mantendo o constante acompanhamento dos casos.
As palestras realizadas nas escolas no bojo da campanha ‘Abril Laranja’ estão entre as ações educativas com foco na sensibilização, conscientização e prevenção da crueldade contra animais. De acordo com a superintendente de Proteção Animal da Semac, Kitty Lima, a prioridade é investir em ações que fortaleçam a prevenção. “Muitos casos poderiam ser evitados com uma atuação educativa. Por exemplo, deixar o animal acorrentado o dia todo é cruel. Às vezes a pessoa deixa e não pensa que aquilo é errado. Se a gente chegar e educar, mostrando que se trata de um crime e apresentando mecanismos para proteger e oferecer o bem-estar ao animal, talvez esse comportamento mude, sem precisar chegar à atuação punitiva”, defendeu Kitty Lima.
Adema
Vinculada à Semac, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) vem realizando, através de parcerias com diferentes entidades, diversas ações voltadas para a preservação e conservação da fauna e flora e o combate a crimes ambientais em todo o estado. Entre as ações rotineiras, destacam-se a balneabilidade das praias sergipanas, monitorada semanalmente para garantir a segurança dos banhistas; o monitoramento constante das praias para identificação de resíduos e animais que possam aparecer na faixa da areia; e a análise das águas dos rios, sempre buscando soluções para minimizar impactos negativos.
Entre as parcerias firmadas, a Adema e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe (Iphan-SE) buscam a regularização de empreendimentos e os licenciamentos arqueológicos, para garantir a preservação do patrimônio histórico e cultural do estado. Além disso, para a conservação de espécies de tartarugas ameaçadas de extinção e preservação da espécie do peixe-boi-marinho, parcerias também foram firmadas com a Fundação Projeto Tamar e a Fundação Mamíferos Aquáticos. Também foram realizadas reuniões para alinhar parcerias com o ProjetarSE, para desenvolver projetos em obras públicas, e com a Marinha de Sergipe para a preservação do meio ambiente.
Seguindo como prioridade a preservação e o combate a crimes ambientais, o Pelotão Ambiental e o Corpo de Bombeiros são importantes aliados nesta tarefa. O CBM/SE, vem sendo um parceiro da Adema em diversos projetos, entre eles, para o planejamento da instalação de sede do Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães no Parque da Cidade; em ações de resgates; na capacitação de profissionais de seus pelotões sobre contenção de animais silvestres; dentre outros. Um dos principais trabalhos da Adema é a fiscalização, e durante esse período várias fiscalizações foram realizadas com diferentes finalidades, entre elas, para autorização de abastecimento dos navios nos portos de Sergipe, garantindo que não haja danos ao meio ambiente; liberar Licenciamentos de empreendimentos; renovação de licença de frigoríficos; e monitoramentos da fauna para construção de gasoduto.
Entre as ações, segundo a diretora-presidente da Adema, Deborah Dias, destaca-se a primeira edição do projeto Praia Viva, que possibilitou uma grande mobilização de parceiros, liderada pela Adema e Semac, envolvendo a sensibilização do público escolar. “É um projeto muito importante, que deverá ter continuidade. Lançamos esta primeira edição, mas iremos realizá-lo de forma contínua, ao mesmo tempo em que investimos em todas as demais frentes que estamos empreendendo. São ações que demonstram o comprometimento do estado de Sergipe com a preservação e conservação do Meio Ambiente e a execução de políticas públicas que proponham soluções sustentáveis para as questões ambientais”, concluiu.
Estando entre as áreas marcadas para reinvestimento do atual governo, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) foi recriada no início de 2023, e nos 100 dias primeiros dias de governo vem investindo em políticas públicas setoriais de responsabilidade ambiental e gerenciamento de recursos naturais. A pasta, que tem papel estratégico na administração direta, atua na gestão racional da água e do meio ambiente, conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável, proteção da fauna e da flora, propondo políticas, planos e programas que promovam a melhoria da qualidade ambiental no estado.
No bojo das ações empreendidas nesses primeiros dias de governo, a Semac executou projetos de educação ambiental, a exemplo das exposições e jogos educativos realizados em shoppings da capital durante a Semana da Água; além do lançamento do projeto Praia Viva, que reuniu parceiros ambientais e chamou a atenção de estudantes da rede pública e privada para a importância da preservação do Meio Ambiente, promovendo uma grande mobilização pela limpeza das praias, por iniciativa da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), vinculada à Semac. Na mesma semana, o XV Encontro Estadual dos Recursos Hídricos oportunizou importantes debates entre técnicos, pesquisadores, acadêmicos e sociedade civil sobre ações de cooperação e mobilização para a boa gestão e uso sustentável da água e o crescente desafio para garantir água em quantidade e qualidade a todos.
Outras frentes trabalhadas pela Semac nestes 100 dias envolveram a doação de balanças eletrônicas prensas hidráulicas a cooperativas/associações de catadores de resíduos recicláveis; bem como a entrega de 50 pluviômetros à Emdagro para instalação em 18 municípios sergipanos, reforçando o monitoramento de chuvas em Sergipe. Por sua vez, a Campanha “Abril Laranja” vem promovendo palestras voltadas para a sensibilização, conscientização e prevenção da crueldade contra animais, através da Superintendência de Proteção Animal da Semac.
De acordo com o secretário José Carlos Felizola, Semac e Adema também vêm estreitando diálogo com órgãos ambientais. “Nosso objetivo é firmar parcerias que possibilitem esse importante e necessário alinhamento para ações de fiscalização e a integração entre os diversos atores envolvidos para modernização do licenciamento ambiental, seguindo a diretriz do governador Fábio Mitidieri que é garantir a transparência do processo e facilitar o acompanhamento de cada etapa pelo cidadão”, destacou. Também marcou esse período inicial de gestão um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público Estadual e a Associação Nacional dos Municípios em Sergipe (Anamma/SE) para a execução do Projeto “Água para o Futuro”, que visa, dentre outras coisas, a identificação, a caracterização e a proteção de nascentes, para garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água potável para a presente e futuras gerações.
Recursos Hídricos
Além dos marcos do XV Enrehse e da entrega dos pluviômetros, a atuação da Semac na área de Recursos Hídricos também perpassa pela emissão de boletins climáticos, relatórios sobre a situação dos recursos hídricos em Sergipe, coleta e análise da qualidade de água em 81 pontos em rios e reservatórios que compõem a Rede Estadual de Qualidade das Águas, e a emissão de autorizações de Recursos Hídricos. A participação da Semac em eventos e reuniões técnicas também teve destaque, como o Compromisso Climático e Governança Multinível debatido em encontro com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema); e a oficina com a equipe da Agência Nacional de Águas (ANA) para alinhamento do 3º ciclo do Progestão.
O diretor de Recursos Hídricos da Semac, Ailton Rocha, elencou outros serviços prestados. “Podemos citar entre eles, a consolidação dos Planos de Trabalho para 2023 dos Comitês das Bacias Hidrográficas de Sergipe, bem como dos Relatórios 2022 relativos ao Procomitês que encaminhamos à ANA, além do Relatório Financeiro e prestação de contas do Progestão 2022. A criação de cartilhas sobre as Bacias Hidrográficas de Sergipe também está em andamento”, pontuou.
Resíduos Sólidos
Estimular o pensamento sustentável também esteve entre as principais ações da Semac, seja ela por meio de ações educativas, apoio aos municípios, criação de projetos voltados para coleta seletiva e monitoramento da gestão ambiental. A Gerência de Resíduos Sólidos e Qualidade Ambiental, responsável pela execução de políticas sustentáveis, por meio do Projeto de Inclusão Socioambiental e Produtiva de Catadores de Materiais Recicláveis, realizou a entrega de Balanças eletrônicas e Prensas Hidráulicas a cooperativas de reciclagem em Sergipe.
Foram beneficiadas com a doação de equipamentos cooperativas/associações de catadores de resíduos recicláveis dos seguintes municípios: Pedrinhas, Boquim, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Lagarto, Poço Verde, Santa Luzia do Itanhy, Simão Dias, Tobias Barreto, Umbaúba, Neópolis, Campo do Brito, Itabaiana, Malhador, Capela, Propriá, Aracaju, Carmópolis e Nossa Senhora do Socorro, que receberam kits com balanças eletrônicas. Já as prensas hidráulicas foram entregues a catadores de resíduos recicláveis dos seguintes municípios: Estância, Itabaianinha, Tobias Barreto, Umbaúba, Campo do Brito, Itabaiana, Malhador, Capela, Propriá, Aracaju, Carmópolis e Nossa Senhora do Socorro.
Segundo o gerente de Resíduos Sólidos e Qualidade Ambiental da Semac, Carlos Augusto, para concluir a ação, ainda serão entregues oito prensas aos municípios de Pedrinhas, Boquim, Indiaroba, Lagarto, Neópolis, Poço Verde, Santa Luzia do Itanhy e Simão Dias. No que diz respeito à coleta seletiva, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente vem desenvolvendo um apoio estratégico aos municípios. “Em março, por exemplo, estivemos em reunião com a Secretaria de Meio Ambiente do município de Nossa Senhora do Socorro para apresentar a estratégia de ação elaborada pela Semac e definir um planejamento para a sua execução”.
Educação Ambiental
A Educação Ambiental também deixa uma marca importante nesses primeiros 100 dias de governo. A Semac, por meio da Diretoria de Gestão do Meio Ambiente/Gerência de Educação Ambiental e Relações Sociais, desenvolveu uma série de atividades e consolidou diversas parcerias em favor do meio ambiente, como a implementação do projeto em um novo espaço físico a fim de melhorar a infraestrutura para desenvolver as atividades, organização do acervo literário, atualização do banco de dados e estruturação da chamada “Sala Verde”. Outra proposta foi a parceria com o município de Riachão do Dantas, para a concepção do projeto ‘Trilhas de Riachão do Dantas', que visa à implementação de uma trilha Interpretativa na nascente do rio Piauí.
A gerência também alinhou com o Ibama o planejamento dos processos socioeducativos do ano de 2023 voltados para Educação Ambiental em Sergipe, participou da Jornada Pedagógica da rede de ensino de Pirambu, esteve envolvida em ações com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), dentre outras atividades. Para comemorar o Mês da Água, a gerência também exerceu um papel significativo na execução de atividades com público de todas as idades, levando jogos e atividades educativas, como o jogo ‘Caminho das Águas’ e a trilha ‘Da Nascente à Foz’, para eventos realizados em shoppings da capital. “Foram ações que tiveram o intuito de levantar a reflexão sobre a importância dos recursos hídricos de forma lúdica e responsável. É uma estratégia que aproxima todos os públicos e torna o processo ainda mais divertido na apreensão do conhecimento”, frisou a gerente de Educação Ambiental e Relações Sociais da Semac, Isabelle Blengini.
Áreas Protegidas e Florestas
No âmbito das Áreas Protegidas e Florestas, a Semac realizou reuniões técnicas e ações de rotina, como o alinhamento de ações com o Ibama, reunião sobre o projeto Elos Caatinga, distribuição de mudas frutíferas no evento 'Sergipe é Aqui", realizado pelo governo do Estado, dentre outras atividades. A gerente de Áreas Protegidas e Florestas da Semac, Valdelice Leite, elencou outras ações que fizeram parte da agenda de trabalho nesse período: “Encontros para definições quanto à reposição da Caatinga e Mata Atlântica no Estado, prosseguimento de ações inerentes à execução do Projeto Turístico Rota da Farinha em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo, além da participação na 1º Mostra Ambiental “Valoração reaproveitamento, reciclagem, e disposição final de resíduos”.
Proteção Animal
A Superintendência de Proteção Animal é mais uma novidade nesta gestão, e iniciou operação com ações estratégicas para a causa, como a captação de parcerias com empresas do ramo pet para a realização de campanhas de adoção e auxílio a ONGs e protetores independentes. Tratou da proteção animal e castramóvel com a Secretaria de Meio Ambiente de Aracaju e com o município de Capela, e alinhou parceria com a Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema). Durante esse período, também foram registradas denúncias, devidamente encaminhadas para as autoridades policiais competentes, mantendo o constante acompanhamento dos casos.
As palestras realizadas nas escolas no bojo da campanha ‘Abril Laranja’ estão entre as ações educativas com foco na sensibilização, conscientização e prevenção da crueldade contra animais. De acordo com a superintendente de Proteção Animal da Semac, Kitty Lima, a prioridade é investir em ações que fortaleçam a prevenção. “Muitos casos poderiam ser evitados com uma atuação educativa. Por exemplo, deixar o animal acorrentado o dia todo é cruel. Às vezes a pessoa deixa e não pensa que aquilo é errado. Se a gente chegar e educar, mostrando que se trata de um crime e apresentando mecanismos para proteger e oferecer o bem-estar ao animal, talvez esse comportamento mude, sem precisar chegar à atuação punitiva”, defendeu Kitty Lima.
Adema
Vinculada à Semac, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) vem realizando, através de parcerias com diferentes entidades, diversas ações voltadas para a preservação e conservação da fauna e flora e o combate a crimes ambientais em todo o estado. Entre as ações rotineiras, destacam-se a balneabilidade das praias sergipanas, monitorada semanalmente para garantir a segurança dos banhistas; o monitoramento constante das praias para identificação de resíduos e animais que possam aparecer na faixa da areia; e a análise das águas dos rios, sempre buscando soluções para minimizar impactos negativos.
Entre as parcerias firmadas, a Adema e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe (Iphan-SE) buscam a regularização de empreendimentos e os licenciamentos arqueológicos, para garantir a preservação do patrimônio histórico e cultural do estado. Além disso, para a conservação de espécies de tartarugas ameaçadas de extinção e preservação da espécie do peixe-boi-marinho, parcerias também foram firmadas com a Fundação Projeto Tamar e a Fundação Mamíferos Aquáticos. Também foram realizadas reuniões para alinhar parcerias com o ProjetarSE, para desenvolver projetos em obras públicas, e com a Marinha de Sergipe para a preservação do meio ambiente.
Seguindo como prioridade a preservação e o combate a crimes ambientais, o Pelotão Ambiental e o Corpo de Bombeiros são importantes aliados nesta tarefa. O CBM/SE, vem sendo um parceiro da Adema em diversos projetos, entre eles, para o planejamento da instalação de sede do Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães no Parque da Cidade; em ações de resgates; na capacitação de profissionais de seus pelotões sobre contenção de animais silvestres; dentre outros. Um dos principais trabalhos da Adema é a fiscalização, e durante esse período várias fiscalizações foram realizadas com diferentes finalidades, entre elas, para autorização de abastecimento dos navios nos portos de Sergipe, garantindo que não haja danos ao meio ambiente; liberar Licenciamentos de empreendimentos; renovação de licença de frigoríficos; e monitoramentos da fauna para construção de gasoduto.
Entre as ações, segundo a diretora-presidente da Adema, Deborah Dias, destaca-se a primeira edição do projeto Praia Viva, que possibilitou uma grande mobilização de parceiros, liderada pela Adema e Semac, envolvendo a sensibilização do público escolar. “É um projeto muito importante, que deverá ter continuidade. Lançamos esta primeira edição, mas iremos realizá-lo de forma contínua, ao mesmo tempo em que investimos em todas as demais frentes que estamos empreendendo. São ações que demonstram o comprometimento do estado de Sergipe com a preservação e conservação do Meio Ambiente e a execução de políticas públicas que proponham soluções sustentáveis para as questões ambientais”, concluiu.