Terça-Feira, 31 de Outubro de 2023 às 15:00:00
Semac, Adema e Corpo de Bombeiros alinham parceria para fortalecer as ações de resgate de animais silvestres
O objetivo da cooperação institucional é ampliar a cobertura de resgates

Com o objetivo de fortalecer as ações de resgate de animais silvestres em Sergipe, uma parceria institucional entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) começou a ser desenhada nesta terça-feira, 31. Durante reunião realizada no gabinete da Semac, representantes dos órgãos discutiram soluções para a cobertura das operações e destinação de animais resgatados.

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Deborah Dias, ressaltou a importância da cooperação, visto que tem sido frequente a presença de animais silvestres em áreas urbanas. “Essa ampliação na cobertura e fortalecimento nas ações trazem mais qualidade no serviço que vem sendo desenvolvido pela Adema e a Proteção Animal da Semac”, destacou.

Segundo o comandante do CBMSE, coronel Fábio Cardoso, além da parceria que começa a ser estabelecida de forma institucional, a reunião foi importante também para tratar sobre a destinação dos animais resgatados. “Diante disso, a gente começa trabalhar a busca de uma solução de forma integrada com vários órgãos para que cada um possa mostrar em que pode contribuir, visando uma melhor forma de manejo e de cuidado com o animal”, pontuou.

Durante a reunião, os gestores também trataram sobre o mapeamento de locais de soltura. De acordo com a superintendente de Proteção Animal da Semac, Kitty Lima, o objetivo é buscar novos locais que possuem características ambientais que propiciam a soltura. “A gente tem locais que, de forma comum, esses animais são soltos para viverem em seu habitat natural, só que existe o superpovoamento desses locais e precisamos de novos espaços adequados para que tenhamos um controle sobre essas ações. Então, esse mapeamento é fundamental para que a gente faça um trabalho cada vez melhor”, explicou.

O diretor-presidente da Adema, George Trindade, também destacou a importância da parceria. “Temos uma demanda muito grande de resgate de animais silvestres na Adema e, sem dúvidas, essa cooperação só vem a fortalecer nosso trabalho”, finalizou.

/ Notícias / meio-ambiente

O objetivo da cooperação institucional é ampliar a cobertura de resgates