Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2023 às 13:30:00
Semac abre inscrições para o curso ‘Instrumento de Gestão de Recursos Hídricos Outorga’
Com certificado de 4 horas, o curso será direcionado a membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos rios Sergipe, Piauí e Japaratuba e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), além de servidores que tenham interesse no tema

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) realiza na próxima quarta-feira, 29, o curso ‘Instrumento de Gestão de Recursos Hídricos Outorga’, direcionado a membros dos comitês de bacias hidrográficas dos rios Sergipe, Piauí e Japaratuba e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), além de servidores que tenham interesse no tema. A ação formativa será realizada das 8h às 12h, no auditório da Adema, localizado na Rua Vila Cristina, no bairro Treze de Julho, em Aracaju. A participação será limitada a 50 pessoas.

Com certificado de quatro horas, o curso tem como objetivos estimular a reflexão sobre conflitos relacionados à política pública de recursos hídricos; desenvolver uma compreensão a respeito da política de recursos hídricos, dos instrumentos de gestão, proporcionando-lhes, ao mesmo tempo, treinamento na resolução de problemas conflitos e do papel dos colegiados; e fornecer instrumental analítico da política de recursos hídricos e do controle social.

Segundo a gerente de Planejamento e Gestão Participativa da Semac, Letícia Pimenta, ao todo, estão programadas três capacitações. “Serão cursos especialmente para membros dos CBHs dos rios Sergipe, Japaratuba e Piauí, mas obviamente que isso não exclui a participação de outros interessados na gestão de recursos hídricos. Então, qualquer pessoa que queira aperfeiçoar ou aprender um pouco mais sobre instrumentos de gestão e temas pertinentes ao gerenciamento e planejamento dos recursos hídricos podem se inscrever”, explicou.

“O primeiro curso, que acontecerá no dia 29 de novembro, aborda o instrumento da outorga, que tem uma grande importância no controle quantitativo e qualitativo das águas. O segundo curso é a segurança de barragens, com um ministrante que tem um grande conhecimento na área. Por fim, será a formação voltada para manchas de inundações. São cursos muito importantes e que abordam temas relevantes atuais da gestão de recursos hídricos”, acrescentou Letícia Pimenta.

Acesse o formulário de inscrição.

/ Notícias / meio-ambiente

Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2023 às 13:30:00

Acesse o formulário de inscrição.