Quarta-Feira, 29 de Novembro de 2023 às 18:15:00
Secretaria de Meio Ambiente realiza capacitação sobre outorga de recursos hídricos
O encontro formativo teve como objetivo desenvolver uma compreensão a respeito da política de recursos hídricos e dos instrumentos de gestão

Foi ofertado nesta quarta-feira, 29, o curso Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos - Outorga, com a participação de membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos rios Sergipe, Japaratuba e Piauí, e demais interessados no tema. A ação, uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), compreende mais dois cursos a serem realizados nas próximas semanas.

O primeiro encontro formativo que abordou a outorga de recursos hídricos foi ministrado pelo técnico da Semac Ubirajara Xavier. De acordo com a gerente de Planejamento e Gestão Participativa da Semac, Letícia Pimenta, os cursos trazem temas pertinentes ao gerenciamento e planejamento dos recursos hídricos. “O segundo curso será voltado para a segurança de barragens, com um ministrante que tem um grande conhecimento na área. Por fim, será a formação sobre manchas de inundações. São cursos muito importantes e que abordam temas relevantes atuais da gestão de recursos hídricos”, salientou.

O curso teve como objetivos estimular a reflexão sobre conflitos relacionados à política pública de recursos hídricos; desenvolver uma compreensão a respeito da política de recursos hídricos, dos instrumentos de gestão, proporcionando-lhes, ao mesmo tempo, treinamento na resolução de problemas e no papel dos colegiados; e fornecer instrumental analítico da política de recursos hídricos e do controle social. Os participantes receberão certificados de quatro horas.

Para o presidente do CBH do Rio Japaratuba, José Jorge Silva, ações como essas fortalecem a atuação dos comitês. “Vejo como uma grande oportunidade de integrar todos os entes e as instituições que fazem parte dos colegiados voltados para os recursos hídricos do estado, e assim poder estreitar os laços não só com os membros, mas também com as instituições parceiras”, destacou.

Quem também elogiou a iniciativa foi Elis Gardênia, membro do CBH do Rio Sergipe. De acordo com ela, o curso possibilitou uma boa interação sobre legislação e planos. “Esse convite que a Semac fez para todos nós foi muito importante para a gente poder conhecer algumas leis. É uma proposta muito relevante, e o comitê de bacia é peça fundamental nesse processo”, finalizou.

/ Notícias / meio-ambiente

Quarta-Feira, 29 de Novembro de 2023 às 18:15:00