Segunda-Feira, 06 de Novembro de 2023 às 13:30:00
Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza apoio técnico a instituições para criação de novas Salas Verdes em Sergipe
O objetivo é auxiliar a construção dos Projetos Políticos-Pedagógicos e identificar as Salas Verdes em funcionamento no estado

Instituições interessadas em implementar o Projeto Sala Verde já podem entrar em contato com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) por meio de formulário eletrônico disponibilizado nesta segunda-feira, 6. O objetivo é mapear as instituições que pretendem participar da Chamada Pública n° 1/2023, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que versa pela criação de Salas Verdes, e que desejam apoio técnico para formalização da inscrição.

A gerente de Educação Ambiental e Relações Sociais da Semac, Isabelle Blengini, explica o papel da Secretaria de Estado do Meio Ambiente neste processo de ampliação dos espaços em todo estado. “A nossa ideia é identificar quem tem interesse em implementar uma Sala Verde e, com isso, viabilizar uma ajuda técnica na construção do projeto político-pedagógico, que é um dos principais requisitos no ato de inscrição”, disse ela, ressaltando que a proposta é promover um momento para esclarecimentos sobre a chamada.

Podem participar da chamada instituições com os seguintes perfis: público (pertencentes à administração pública federal, estadual, municipal, direta ou indireta, no âmbito dos três poderes da república); instituições de pesquisa, escolas, universidades, centros universitários, etc., organizações da sociedade civil legalmente constituídas; empresas públicas e privadas; colegiados, como comitês de bacias, comissões, câmaras técnicas, conselhos; e igrejas, prisões, centro de acolhimento de jovens infratores e outros.

As inscrições deverão ser feitas via Sistema Salas Verdes até o 31 de dezembro de 2023. A seleção ocorrerá em duas etapas: análise dos dados da instituição e do Projeto Político Pedagógico e análise de documentação.

Sala Verde

O Projeto Salas Verdes foi instituído no ano 2000, com o objetivo de atender às demandas de inúmeras instituições que buscavam no MMA publicações para subsidiar suas ações de Educação Ambiental. Foi inicialmente concebido com foco considerável no caráter de biblioteca verde que estes espaços poderiam assumir. Posteriormente, o objetivo do Projeto passou a ser o de contribuir para a implementação da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), da Política Nacional de Biodiversidade, da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e outras políticas afins, por meio da criação e do fortalecimento da atuação de espaços educadores para o desenvolvimento de ações de Cidadania e Educação Ambiental não formal.

Acesse o formulário da Semac.

/ Notícias / meio-ambiente

Segunda-Feira, 06 de Novembro de 2023 às 13:30:00

Sala Verde

Acesse o formulário da Semac.