Segunda-Feira, 08 de Janeiro de 2024 às 13:00:00
Projeto ‘Coleta do Bem’ levará sustentabilidade e geração de renda para o Verão Sergipe

Com o objetivo de fomentar a coleta seletiva de materiais recicláveis, contribuir para o descarte correto dos resíduos e gerar renda para os catadores e catadoras durante o Verão Sergipe 2024, o Governo do Estado lança o projeto ‘Coleta do Bem’. A estimativa é alcançar diretamente cerca de 140 trabalhadores dos municípios que receberão o evento, além de beneficiar toda a região do ponto de vista ambiental, econômico e social, atendendo assim a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A iniciativa é realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), em parceria com as Secretarias de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e Assistência Social e Cidadania (Seasc), contando ainda com o apoio dos Consórcios Públicos de Saneamento Básico da Grande Aracaju (Conbasju), Baixo São Francisco (Conbasf) e Centro-Sul (Consensul) e prefeituras.

De acordo com a secretária da Semac, Deborah Dias, o foco da ação é facilitar a logística para o correto descarte de resíduos produzidos no circuito do evento, com a instalação de pontos de descarte e fortalecimento da educação ambiental entre a sociedade. “Além de incentivar a promoção da sustentabilidade, o projeto fomenta a geração de renda e valoriza os catadores e catadoras de materiais recicláveis que já atuam nos municípios, viabilizando a entrega dos resíduos coletados, e assim, a partir da venda dos resíduos recicláveis gerados no evento, os trabalhadores terão retorno financeiro imediato”, ressaltou.

A execução do projeto ‘Coleta do Bem’ consiste no cadastro dos catadores, entrega de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), como camisa de manga longa UV; bota de couro solado de borracha; protetor auricular de silicone; boné estilo árabe; protetor solar; e luva de malha PU, oferta de formação sobre educação e conscientização ambiental, e infraestrutura adequada (pontos de coleta, descarte, manejo e transporte). Os trabalhadores terão alimentação e traslado para o local do evento.

Verão Sergipe

Levando uma programação artística, cultural e esportiva, o Verão Sergipe 2024 é uma realização do Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer o turismo no interior. Com mais de 50 atrações sergipanas e nacionais, o evento também contará com apresentações de grupos folclóricos, exposição e feira de artesanato, além de competições em diversas modalidades de esporte. O evento é fruto de um investimento de R$ 6 milhões, e deve impactar mais de 200 mil pessoas em todos os municípios-sede.

Nos dias 12 a 14 de janeiro, a Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, receberá a festa. De 19 a 21 de janeiro, é a vez da Ponta dos Mangues, em Pacatuba. Já de 26 a 28, o evento acontece em Canindé do São Francisco. O município de Pirambu sedia a programação de 2 a 4 de fevereiro. O Carnaval do Abaís, em Estância, completará a programação nos dias 10 a 12 de fevereiro.

Saiba mais sobre o evento: veraosergipe.se.gov.br

/ Notícias / meio-ambiente