Terça-Feira, 14 de Novembro de 2023 às 14:45:00
Programação diversificada marcará o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
Evento contará com conferências, minicursos, mesas redondas, exposições, premiações, lançamento de livros, além da edição de estreia do 1° Fórum Latino Americano da Água

Uma programação bastante diversificada é aguardada pelos participantes do XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH), que se inicia neste domingo, 19, e segue com atividades até a sexta-feira, 24, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, em Aracaju, no horário das 9 às 18 horas.

Para os inscritos, a programação contará com conferências, minicursos, mesas redondas, sessões especiais e apresentação de trabalhos. Já o público externo poderá desfrutar de ações voltadas para sociedade com a exposição ‘A água. E você?’, palestras e reuniões paralelas, além do lançamento de livros e premiações.

Com o tema 'Água e sociedade: resiliência, inovação e participação', o XXV SBRH abrangerá a área dos recursos hídricos nas mais diversas esferas, abordando desde planejamento e gestão, processos hidráulicos e hidrologia urbana, até proteção de mananciais e recuperação ambiental de bacias, além de trazer para o debate as inovações e a participação da sociedade.

“Essa é uma oportunidade de reflexão e de trazer toda a comunidade técnica, científica, alunos, pesquisadores, gestores de recursos e gestores ambientais, entre outros atores sociais, para construir as políticas estratégicas para Sergipe e o Brasil, além das questões latino-americanas que serão ser discutidas no evento”, destacou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Dias.

Durante o evento, serão debatidos temas como reflexões sobre a política e a gestão das águas no Brasil, a visão estratégica para Gestão da Água no contexto mundial e latino-americano, a representatividade das bacias hidrográficas, segurança de barragens, vulnerabilidade costeira e mudanças climáticas, além do debate em torno do clima, água, ecossistema e povos originários, entre outros assuntos.

A água. E você?

Inspirado na Vila Cidadã do 8º Fórum Mundial da Água, o XXV SBRH contará com espaço de dois mil metros quadrados para acolher atividades voltadas à sociedade sergipana.

Está confirmada a participação do Instituto Banese, do Museu do Velho Chico, da Fundação Mamíferos Aquáticos, do Projeto Tamar, do ônibus da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), da Unidade móvel para o controle da qualidade da água (UMCQA) da FUNASA, entre outros que buscam informar e engajar a sociedade com o tema da água.

A visitação é gratuita e ocorre entre os dias 20 e 23 de novembro, das 9h30 às 17 horas. Não é necessário inscrever-se previamente, basta comparecer ao Centro de Convenções AM Malls.

1º FLAA

Um dos destaques do SBRH será a realização do 1º Fórum Latino Americano da Água, nos dias 21 e 22 de novembro. O evento visa fortalecer o diálogo e a integração de processos decisórios e de governança sobre água e saneamento no âmbito dos países latino-americanos, nos contextos político, técnico e institucional, assim como estabelecer redes, interações e agendas de recursos hídricos que contribuam para o desenvolvimento sustentável na América Latina.

A expectativa do evento é agregar um amplo leque de instituições do setor de recursos hídricos dos 35 países que compõem a América Latina, incluindo gestores, técnicos, usuários, acadêmicos, indígenas, mulheres, jovens, empresários, legisladores, tomadores de decisão, comunicadores e, especialmente, representantes da sociedade civil.

Prêmios

A 25ª edição do SBRH também será espaço para celebrar e reconhecer as instituições e profissionais que atuam na gestão da água no Brasil. Para tanto, serão concedidos os seguintes prêmios ‘Mulheres na gestão das águas’, ‘Flávio Terra Barth’, ‘Jovem pesquisador’ e o de melhor pôster.

O prêmio ‘Mulheres na gestão das águas’ tem como objetivo reconhecer a atuação de mulheres dentro do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) para o fortalecimento e avanços da Política Nacional de Recursos Hídricos. Já o prêmio ‘Flávio Terra Barth’ busca reconhecer a atuação de pessoas ou instituições que tenham se destacado por contribuições significativas para a gestão e aproveitamento racional e sustentável dos recursos hídricos. Por fim, será concedido o prêmio de melhor poster para os trabalhos apresentados no evento.

Outro destaque será o prêmio ‘Jovem pesquisador’, ação de reconhecimento e valorização de jovens talentos associados à ABRHidro. Em cada evento é premiado o trabalho selecionado por uma comissão examinadora, composta por pesquisadores de diferentes instituições nacionais. Serão reconhecidos trabalhos nas categorias ensino médio, doutorado, graduação e mestrado.

XXV SBRH

Realizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) em parceria com o Governo de Sergipe, o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, considerado o maior evento nacional na área, oportunizará o diálogo entre ciência, tecnologia, setores produtivos e comunidade sobre o tema da água. As atividades devem reunir os mais diversos segmentos, como gestores, pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, profissionais liberais, empresários, fabricantes, comerciantes de equipamentos e usuários.

Confira a programação completa do SBRH.

/ Notícias / meio-ambiente

Terça-Feira, 14 de Novembro de 2023 às 14:45:00

A água. E você?

1º FLAA

Prêmios

XXV SBRH

Confira a programação completa do SBRH.