Sábado, 09 de Dezembro de 2023 às 12:30:00
Governo de Sergipe encerra participação na COP 28 apresentando estratégias para enfrentamento à crise climática

Um produtivo debate marcou a última participação do Governo de Sergipe na 28ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 28). A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) dialogou com representantes de todo o Brasil sobre as estratégias e desafios para o enfrentamento à crise climática no território sergipano. O encontro aconteceu na sexta-feira, 8, durante o 'Abema Day', evento realizado dentro da programação da COP pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).

Segundo a secretária da Semac, Deborah Dias, Sergipe tem avançado em projetos e ações para o enfrentamento à crise climática. A gestora explica que a formalização da rede entre governos e entidades ambientais tem sentido essencial para consolidar experiências. "Sob a liderança do governador Fábio Mitidieri, temos assumido uma agenda climática muito comprometida com a conservação dos recursos naturais, tão importantes para o equilíbrio ambiental. Esse compromisso se alinha ao forte trabalho desenvolvido com a gestão das águas, em que nosso estado é uma grande referência, e na gestão dos resíduos sólidos, sobretudo no fortalecimento das políticas que protegem a nossa fauna e flora", salientou.

A COP 28 trouxe para o centro do debate pautas importantes, de interesse internacional. O investimento climático é uma delas. Foi com esse objetivo que Sergipe se reuniu com possíveis investidores e entidades a fim de apresentar sua agenda para o mundo. Ao longo da semana, representantes da Semac e da Agência Desenvolve-SE estiveram com os principais players do segmento energético verde. Em outra frente, Sergipe e demais estados do Nordeste defenderam o Fundo da Caatinga como medida prioritária para o apoio a pesquisas, bioeconomia e à regeneração do bioma.

Durante o evento 'Abema Day', Sergipe socializou outras ações de fortalecimento, como a criação do Fórum Sergipano de Adaptação e Mitigação à Mudança do Clima (FSAMC), para promover a cooperação e o diálogo entre os diferentes setores da sociedade, com vistas ao enfrentamento dos problemas relacionados às mudanças climáticas, à adaptação e às suas consequências socioambientais e econômicas. A retomada do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cema), após três anos sem atividades, e a criação do Plano Estadual de Ação Climática (Plac), também foram apresentadas durante a COP28.

/ Notícias / meio-ambiente

Sábado, 09 de Dezembro de 2023 às 12:30:00