Quarta-Feira, 01 de Novembro de 2023 às 20:00:00
Governo de Sergipe assina termo de fomento para beneficiar institutos que atuam com a causa animal
Os institutos Emanoel Sobral, em Itaporanga d’Ajuda, e o Parques dos Falcões, em Itabaiana, receberão recursos via emendas parlamentares

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), assinou nesta quarta-feira, 1º, o termo de fomento para beneficiar o Instituto Emanoel Sobral, em Itaporanga D’Ajuda, e o Parque dos Falcões, em Itabaiana, fruto de emendas parlamentares encaminhadas na última legislatura pelos ex-deputados estaduais Zezinho Sobral e Kitty Lima.

Para o vice-governador e secretário de Estado da Educação e Cultura, Zezinho Sobral, que assinou o termo como testemunha, a destinação dos recursos é extremamente importante do ponto de vista da proteção animal. “Vai trazer melhores condições para o trabalho das duas organizações que desempenham uma missão essencial nesse sentido de cuidar e proteger os animais”, disse.

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Dias, também celebrou a formalização da parceria com as organizações. “Estamos muito felizes com este momento pela importância que esses recursos irão desempenhar nas ações do Instituto Emanoel Sobral, que desenvolve um trabalho social voltado para as famílias que têm animais domésticos, e o Parque dos Falcões, reconhecido internacionalmente pela conservação das aves de rapina”, enfatizou a gestora.

Considerado um santuário das aves de rapina, o Parque dos Falcões possui uma área de 3.500 quilômetros quadrados e é mantido por uma Organização Não Governamental (ONG), presidida por José Genício dos Santos Filho. De acordo com ele, os recursos serão aplicados em melhorias de infraestrutura na sede. “A emenda é no valor de R$ 50 mil, de autoria do ex-deputado e agora vice-governador Zezinho Sobral, a quem a gente agradece pelo apoio. Pretendemos reformar a sede onde recebemos biólogos de fora, estagiários e demais visitantes, trazendo mais conforto para poder acolher as pessoas”.

Outra organização que receberá recursos por meio do termo de fomento é o Instituto Emanoel Sobral, que será beneficiado com emenda no valor de R$ 80 mil de autoria da ex-deputada Kitty Lima. O presidente do instituto, Cleverton Alves. “A emenda será destinada a 25 famílias de baixa renda que receberão 25 quilos de ração para seus cães em um período de 12 meses, para que os mesmos possam alimentar os seus animais domésticos, evitando o abandono”, destacou, acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Itaporanga D’Ajuda, Felipe Sobral.

“É muito gratificante avançar com a formalização deste termo. Estamos extremamente felizes, porque o nosso sonho é ver a causa animal sendo efetivada em todo o estado e com resultados”, concluiu a superintendente de Proteção Animal da Semac, Kitty Lima.

/ Notícias / meio-ambiente

Quarta-Feira, 01 de Novembro de 2023 às 20:00:00