Quinta-Feira, 26 de Outubro de 2023 às 17:15:00
Governo de Sergipe alinha parceria com Nossa Senhora do Socorro para criação de Unidade de Conservação no município
O projeto da prefeitura prevê a construção de um parque ecológico com sede própria, cujas atividades irão compreender trilhas educativas, museu sustentável e ponto de apoio para pesquisadores

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) recebeu nesta quinta-feira, 26, a visita do prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, acompanhado do secretário de Meio Ambiente do município, Samir Souza, para a apresentar a proposta de criação de uma Unidade de Conservação Municipal em área de Mata Atlântica. O projeto prevê a construção de um parque ecológico com sede própria, cujas atividades irão compreender trilhas educativas, museu sustentável e ponto de apoio para pesquisadores.

Para a secretária da Semac, Deborah Dias, a iniciativa é extremamente louvável para a manutenção das áreas protegidas. “A ampliação no número de unidades de conservação no estado é uma meta do Governo do Estado e estamos à disposição para dialogar com o município de Nossa Senhora do Socorro no sentido de avançar nas tratativas. Precisamos fortalecer os instrumentos de proteção dos recursos naturais de Sergipe”, frisou ela, que vai incluir nas discussões as equipes da Gerência de Áreas Protegidas e Florestas e do jurídico da Semac.

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, falou da importância da parceria entre Semac e município para a consolidação do projeto. “Nosso objetivo é buscar o apoio do Estado para a criação desse parque ecológico que é um sonho da população socorrense. A unidade terá uma área que vai abranger os conjuntos Marcos Freire I e II, e todo o complexo da Taiçoca, onde está concentrada a maior parte dos moradores do município. É um projeto que trará um atenção para a preservação do meio ambiente e fomento ao turismo, gerando mais emprego e renda”, disse.

De acordo com secretário de Meio Ambiente do município, Samir Souza, a região que receberá a unidade possui muitas belezas naturais e tem uma importância ecológica muito grande para a biodiversidade. “Então a nossa ideia é proteger aquela área, monitorar e recuperar alguns ativos ambientais que estão naquela região. A nossa proposta é fazer um parque ecológico, que também é voltado para a questão da pesquisa e educação ambiental, e também fomentar o potencial turístico que é muito forte”, finalizou.

/ Notícias / meio-ambiente

Quinta-Feira, 26 de Outubro de 2023 às 17:15:00