Quarta-Feira, 06 de Dezembro de 2023 às 21:15:00
Curso promovido pela Secretaria de Meio Ambiente leva conhecimento sobre as barragens em Sergipe
Inscritos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens e sua regulamentação no estado

O segundo curso do ciclo de capacitações realizadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) teve como tema 'A segurança de barragens em Sergipe', nesta quarta-feira, 6, no auditório da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise). Os inscritos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens e sua regulamentação em Sergipe, bem como a situação das barragens no território sergipano.

Para o ministrante da capacitação, o gerente de Gestão e Segurança Hídrica da Diretoria de Recursos Hídricos da Semac, João Carlos Santos Rocha, falar sobre as barragens é sempre importante. "Tivemos um público bastante diversificado, entre representantes da Defesa Civil, Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse). A ideia é divulgar o máximo possível a Política Nacional de Barragens e falar dos problemas e das necessidades", frisou.

Durante o curso, o gestor também explanou sobre os estudos realizados para garantir a segurança das barragens, como o Plano de Segurança de Barragens; a Revisão Periódica de Segurança de Barragens; o Plano de Ação de Emergência; os Relatórios de Inspeção de Segurança Regular e Especial, entre outros assuntos.

O coordenador de recuperação e gestão de cenários de risco da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), o subtenente Moacir Sena, destacou que o curso fortalece o trabalho dos profissionais que trabalham nesse segmento em Sergipe. "É uma ação que prepara os atores envolvidos com as questões de segurança para respostas em possíveis situações de risco. A divulgação e o treinamento desse conhecimento são de suma importância", disse.

Segundo o coordenador de Preservação de Mananciais e Segurança de Barragens da Deso, Luiz Carlos Souza, iniciativas como essas são de fundamental importância. "É uma ação que nos atualiza sobre as necessidades que temos no dia a dia. A Semac, promovendo esse cursos, fortalece o trabalho dos profissionais que estão diretamente ligados à gestão de recursos hídricos no estado", enfatizou.

Os participantes da ação formativa receberão certificado de quatro horas. Esse é o segundo curso de um total de três. O terceiro e último do ciclo será realizado na terça-feira, 12, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), e tratará sobre manchas de inundações. "As temáticas foram escolhidas para engajar ainda mais o fortalecimento, a gestão e a integração dos recursos hídricos, de forma descentralizada e participativa, visando que essas pessoas que fazem parte do Sistema Estadual de Recursos Hídricos consigam ainda mais aperfeiçoar seu conhecimento", finalizou a gerente de Planejamento e Gestão Participativa da Direhi/Semac, Letícia Pimenta.

/ Notícias / meio-ambiente

Quarta-Feira, 06 de Dezembro de 2023 às 21:15:00