Domingo, 21 de Janeiro de 2024 às 03:45:00
Catadores do projeto 'Coleta do Bem' trabalham na arena de shows do Verão Sergipe, em Pacatuba
Além de contribuir com a destinação correta dos resíduos produzidos no circuito, os trabalhadores garantiram renda extra com a venda do material

Em mais uma edição do Verão Sergipe 2024, cuja programação passou pela Ponta dos Mangues, em Pacatuba, os catadores de materiais recicláveis do Baixo São Francisco sergipano deram um show de conscientização ambiental, por meio do projeto 'Coleta do Bem'. Durante os dois dias de evento, os trabalhadores puderam contribuir com a destinação correta dos resíduos produzidos no circuito, garantindo renda extra com a venda do material.

Cooperada do município de Japoatã, a catadora Maria Verônica falou da importância da ação e da inclusão dos trabalhadores. "Só temos a agradecer pela oportunidade de estarmos aqui e o reconhecimento pelo trabalho da coleta seletiva. Estamos felizes com essa valorização", disse.

O catador Márcio Silva, presidente de cooperativa com sede em Pacatuba, destacou a geração de renda extra com o projeto 'Coleta do Bem'. "Da mesma forma que a gente ganha uma renda extra com este trabalho, o meio ambiente também ganha. É um material que vai voltar para indústria, vai virar outra embalagem. Então é muito importante este processo", reforçou.

É importante destacar que os trabalhadores do projeto recebem Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), como camisa de manga longa UV, bota de couro solado de borracha, protetor auricular de silicone, boné estilo árabe, protetor solar; luva de malha PU, kit higiene e crachá de identificação. Eles também participam de formação sobre educação e conscientização ambiental, na qual são certificados como agentes ambientais colaboradores em resíduos sólidos.

A iniciativa é realizada pelas Secretarias de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), com o apoio das prefeituras, dos Consórcios Públicos de Saneamento Básico da Grande Aracaju (Conbasju), Baixo São Francisco (Conbasf) e Centro-Sul (Consensul) e da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).

/ Notícias / meio-ambiente

Domingo, 21 de Janeiro de 2024 às 03:45:00