Nesta terça-feira, 19, teve início a Capacitação do Sistema de Benefícios do Cidadão (Sibec), realizado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e a Caixa Econômica Federal para técnicos responsáveis pela operacionalização do sistema nos 75 municípios sergipanos. Essa é a primeira vez que a capacitação ocorre em Sergipe, visando esclarecer as dúvidas, possibilitando uma melhor operacionalização do sistema e dinamizando o atendimento aos usuários.
Para o coordenador estadual do Programa Bolsa Família e CadÚnico, José Carlos Ferreira, essa é uma oportunidade ímpar para os técnicos que operacionalizam o Sibec. “O Sibec existe desde a criação do programa Bolsa Família e essa é a primeira capacitação com foco no sistema. Então, a preocupação do Governo Federal em oferecer melhores condições para o técnico operacionalizar o sistema é uma oportunidade ímpar que todos devem aproveitar”. Segundo ele, foram convidados para participar os coordenadores municipais do Programa Bolsa Família que desempenham a função de manutenção dos benefícios nos 75 municípios.
O representante da Gerência de Filial de Programa Social da Caixa, Carlos Bohana, explicou que a capacitação será dividida em teoria e prática, tendo como finalidade apresentar aos participantes o funcionamento do sistema de forma mais detalhada, a legislação que o regulamenta, além de colocá-los em contato com o Sibec através do acesso ao sistema e da simulação de situações referentes à operacionalização, tendo em vista que todos os participantes são matriculados no ambiente virtual do sistema.
Um desses participantes é a assistente social e gestora do Sibec no município Arauá, Jaiane Lima. Para ela, o momento é oportuno para se empoderar ainda mais do sistema e assim realizar o trabalho de forma mais satisfatória. “No dia a dia sempre aparecem algumas dificuldades na utilização do Sibec, que nós mesmos poderíamos resolver, mas acabamos tendo que esperar uma solução. Por isso, esse é o momento de esclarecer todas as dúvidas e agilizar o nosso trabalho lá no município”.
Há quase seis anos na coordenação do Bolsa Família no Município de Cedro de São João, Carliane Mendonça está satisfeita com a possibilidade de conhecer melhor o sistema com o qual trabalha há tanto tempo. “Mesmo com tanto tempo trabalhando com o sistema sempre nos deparamos com uma situação nova que acaba atrasando o trabalho e, consequentemente, prejudicando o atendimento ao usuário. Por isso, precisamos aproveitar essa oportunidade para garantir um melhor atendimento ao usuário que tanto precisa do benefcício”, afirma.
A capacitação com a primeira turma segue até amanhã, 20, no hotel Mercure. A segunda turma participará da capacitação na próxima quinta e sexta-feira, 21 e 22. Já na próxima semana mais duas turmas serão capacitadas. Ao todo, 100 técnicos serão preparados para uma melhor operacionalização do Sibec nos seus municípios.
Nesta terça-feira, 19, teve início a Capacitação do Sistema de Benefícios do Cidadão (Sibec), realizado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e a Caixa Econômica Federal para técnicos responsáveis pela operacionalização do sistema nos 75 municípios sergipanos. Essa é a primeira vez que a capacitação ocorre em Sergipe, visando esclarecer as dúvidas, possibilitando uma melhor operacionalização do sistema e dinamizando o atendimento aos usuários.
Para o coordenador estadual do Programa Bolsa Família e CadÚnico, José Carlos Ferreira, essa é uma oportunidade ímpar para os técnicos que operacionalizam o Sibec. “O Sibec existe desde a criação do programa Bolsa Família e essa é a primeira capacitação com foco no sistema. Então, a preocupação do Governo Federal em oferecer melhores condições para o técnico operacionalizar o sistema é uma oportunidade ímpar que todos devem aproveitar”. Segundo ele, foram convidados para participar os coordenadores municipais do Programa Bolsa Família que desempenham a função de manutenção dos benefícios nos 75 municípios.
O representante da Gerência de Filial de Programa Social da Caixa, Carlos Bohana, explicou que a capacitação será dividida em teoria e prática, tendo como finalidade apresentar aos participantes o funcionamento do sistema de forma mais detalhada, a legislação que o regulamenta, além de colocá-los em contato com o Sibec através do acesso ao sistema e da simulação de situações referentes à operacionalização, tendo em vista que todos os participantes são matriculados no ambiente virtual do sistema.
Um desses participantes é a assistente social e gestora do Sibec no município Arauá, Jaiane Lima. Para ela, o momento é oportuno para se empoderar ainda mais do sistema e assim realizar o trabalho de forma mais satisfatória. “No dia a dia sempre aparecem algumas dificuldades na utilização do Sibec, que nós mesmos poderíamos resolver, mas acabamos tendo que esperar uma solução. Por isso, esse é o momento de esclarecer todas as dúvidas e agilizar o nosso trabalho lá no município”.
Há quase seis anos na coordenação do Bolsa Família no Município de Cedro de São João, Carliane Mendonça está satisfeita com a possibilidade de conhecer melhor o sistema com o qual trabalha há tanto tempo. “Mesmo com tanto tempo trabalhando com o sistema sempre nos deparamos com uma situação nova que acaba atrasando o trabalho e, consequentemente, prejudicando o atendimento ao usuário. Por isso, precisamos aproveitar essa oportunidade para garantir um melhor atendimento ao usuário que tanto precisa do benefcício”, afirma.
A capacitação com a primeira turma segue até amanhã, 20, no hotel Mercure. A segunda turma participará da capacitação na próxima quinta e sexta-feira, 21 e 22. Já na próxima semana mais duas turmas serão capacitadas. Ao todo, 100 técnicos serão preparados para uma melhor operacionalização do Sibec nos seus municípios.