Segunda-Feira, 15 de Janeiro de 2007 às 06:00:00
Portadores de necessidades especiais terão local exclusivo no Pré-Caju
Decisão foi tomada em reunião realizada nesta segunda-feira, 15, em audiência pública.

Os portadores de necessidades especiais terão um local exclusivo para curtir o Pré-Caju. A decisão foi tomada nesta segunda-feira, 15, em audiência pública que reuniu representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Ministério Público, da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), da Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT) e dos conselhos estadual e municipal para portadores de deficiência.

De acordo com Edvânia Fagundes, coordenadora do Sistema de Informação para Pessoas Portadoras de Deficiência (Sicorde), órgão vinculado à Sejuc, o espaço reservado tem capacidade para 500 pessoas e está sendo instalado ao lado do Camarote Aju. "A estrutura é exclusiva para cadeirantes, cegos e muletantes", disse Edvânia Fagundes. Os cadeirantes e deficientes visuais terão direito a um acompanhante nos três dias do evento. Esta é a primeira vez que isso acontece em 15 anos de realização do Pré-Caju.

"Essa conquista representa uma grande vitória para os portadores de deficiência. A sociedade está se conscientizando da importância de facilitar o acesso dessas pessoas a lugares públicos, inclusive em eventos de grande porte, como o Pré-Caju. E o mais importante é que, dessa vez, não foi preciso insistir muito. Entre a solicitação e a autorização, tivemos um intervalo de apenas uma semana", disse Edvânia.

A decisão atende ao Decreto 5.296, de dezembro de 2004, que prevê acessibilidade aos portadores de necessidades especiais em eventos públicos. O Sicorde está presente em Sergipe e em outros 22 estados brasileiros.

/ Notícias / inclusao-social

Portadores de necessidades especiais terão local exclusivo no Pré-Caju