Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023 às 16:30:00
Governo de Sergipe e Conselhos de Contabilidade planejam a Campanha Destinar 2023
Campanha visa sensibilizar a população para destinar parte do Imposto de Renda para crianças, adolescentes e pessoas idosas

Nesta sexta-feira (27), aconteceu a primeira reunião para alinhamento para a Campanha Destinar 2023. O intuito é sensibilizar e informar a população sergipana sobre como destinar parte do seu Imposto de Renda para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e para o Fundo dos Direitos do Idoso, canais importantes de financiamento de projetos sociais para essa parcela da população. Participaram da reunião o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), juntamente com os Conselhos Federal e Regional de Contabilidade.

A destinação é simples e pode ser feita por todos que optarem pelo modelo completo da Declaração. Quem tem imposto a pagar ou a restituir pode destinar até 3% do valor para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e/ou 3% para o Fundo dos Direitos do Idoso, totalizando até 6%.

A secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, ressalta a importância grandiosa da campanha em benefício daqueles que estão em situação vulnerável em vários aspectos. “A Campanha Destinar tem alcance social e humano junto às pessoas menos favorecidas que é de grande valia. É o momento em que todos nós juntos podemos nos somar para explicar para aqueles que pagam imposto o quão simples e fácil é fazer destinação de um recurso que já está lá para ser retido no Imposto de Renda. É só escolher a destinação e ajudar nossas crianças, adolescentes e idosos. Vamos nos somar para propagar a importância desse ato, ampliar a captação de recursos e conscientizar mais e mais sergipanos.”, enfatizou a secretária Érica.

Apoio de Conselhos de Contabilidade
Em âmbito nacional, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, destaca a importância da campanha. “A gente envolve todos os estados nessa campanha, pois precisamos conscientizar o contribuinte e empresários para doar uma parcela do imposto devido, o que já fazemos naturalmente. O nosso objetivo é fazer esse recurso transformar as vidas daqueles que precisam, através da doação para os fundos da criança e do adolescente e da pessoa idosa”.

O declarante do Imposto de Renda não gasta valor a mais pela destinação, reforça a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC-SE), Maria Salete Barreto Leite. “De forma automática, o imposto é destinado para o nível federal, então vai para projetos nacionais. Mas, se cada pessoa de Sergipe destinar o imposto para os nossos fundos – municipais ou estaduais – da Criança e do Adolescente e do Idoso, todo o recurso fica em nosso estado. Então, quem ganha é a nossa sociedade, o povo”.

Os profissionais de contabilidade também serão orientados sobre a campanha, informa a conselheira do CFC, Angela Andrade Dantas Mendonça. “Os profissionais de contabilidade precisam entender que existe essa ação e como ela funciona, para poder oportunizar ao contribuinte fazer a sua destinação sem nenhum medo. As pessoas também precisam saber para onde elas estão destinando esses recursos, que vão para as instituições socioassistenciais que realmente precisam do nosso apoio e da nossa destinação”.

/ Notícias / inclusao-social

Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023 às 16:30:00