Segunda-Feira, 05 de Março de 2007 às 10:20:00
Governo do Estado atende desabrigados no Japãozinho

O Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju, numa ação conjunta, fizeram o atendimento emergencial aos moradores de uma casa que desabou neste domingo, 4, na rua A, na Ponta da Asa, no bairro Japãozinho, zona norte da capital. Técnicos da Defesa Civil e do Departamento de Programas de Inclusão Social (DIPIS) da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (SEIDS) estiveram no local do desabamento e providenciaram a remoção das oito pessoas da família da empregada doméstica Maria Mônica Santos para um abrigo numa unidade da SEIDS no bairro. Ninguém ficou ferido no acidente.

De acordo com a Defesa Civil (DC), o telhado da casa estava comprometido pela ação de cupins, o que provocou o desabamento de parte de cozinha e fundos da residência. O órgão estadual também fez vistoria em diversos imóveis na área e orientou a remoção de uma segunda família na mesma rua, cuja casa tinha as paredes rachadas.

?Demos esta orientação porque o telhado está todo corroído pelos cupins, podendo desabar a qualquer momento. Além do que, moram na casa uma senhora de 70 anos com um filho portador de necessidades especiais, que têm dificuldades de locomoção. Numa emergência, os riscos seriam ainda maiores?, explicou o gerente de Planejamento da Defesa Civil, Alexandre Alves. A senhora e o filho estão abrigados na casa de familiares.

A Defesa Civil deu também todo o suporte para o transporte do mobiliário das famílias que tiveram que deixar as casas. O trabalho de assistência aos desabrigados contou com a ajuda de profissionais da Prefeitura Municipal de Aracaju. "Conseguimos manter toda a família junta no abrigo, com todos os seus pertences. Isso é muito importante, pois, num momento tão delicado como esse, ter que separar a família só ia deixar as pessoas ainda mais estressadas", explicou a diretora do DIPIS, a assistente social Marta Gama.

Medidas preventivas

O gerente de Planejamento da DC ainda vistoriou uma casa no Alto da Jaqueira, no bairro Cidade Nova, onde o barranco cedeu e está ameaçando uma residência. Alexandre Alves vai solicitar ao Corpo de Bombeiros a poda de uma árvore que pode cair a qualquer momento na casa.

"Neste local, não é preciso remover a família, mas reforçamos a necessidade de medidas preventivas para conter a areia do barranco", explicou Alexandre Alves. Os engenheiros da Defesa Civil irão fazer a vistoria final para o laudo técnico das ocorrências na região e da situação nas áreas de risco.
/ Notícias / inclusao-social

Governo do Estado atende desabrigados no Japãozinho