Quinta-Feira, 19 de Agosto de 2021 às 16:30:00
Espaço Cuidar do bairro Santa Maria desenvolve horta urbana com moradores da comunidade
Projeto Cultivando Cidadania busca promover segurança alimentar e geração de renda, através de parceria do Governo de Sergipe e Prefeitura de Aracaju

Em parceria com a Prefeitura de Aracaju, a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social – SEIAS implantou, no Espaço Cuidar do bairro Santa Maria, o projeto Cultivando Cidadania, voltado para a criação de uma horta urbana e um herbário para autoconsumo e geração de renda para a própria comunidade. O lançamento do projeto aconteceu na última quarta-feira (18), no equipamento socioassistencial, e contou com a presença de moradores que participarão da criação e manutenção da horta, e receberão as colheitas. Serão feitos plantios de ciclo curto, em especial de hortaliças, como coentro, salsa, rúcula, alface, couve, pimenta e tomate.

A vice-governadora Eliane Aquino participou da apresentação do projeto à comunidade e destacou a importância da alimentação natural. “Essa horta vai gerar um ganho para a vida e para a saúde de todas as famílias que farão parte desse projeto. Quando a gente se alimenta melhor, ganha qualidade de vida. Que a gente possa fazer com que a sociedade entenda o poder de uma boa alimentação. Vocês vão ver que é uma cadeia, quando começa a comer melhor, vai deixando de ter dor e doenças que vêm com os alimentos processados. Abracem esse projeto. O que a gente quer é que vocês tenham saúde”.

O projeto será desenvolvido por cerca de 40 usuários do Espaço Cuidar, entre idosos, idosas, mães, pais e alunos da Orquestra Jovem de Sergipe. Com plantio de diversos produtos orgânicos, o projeto tem como objetivo incentivar a alimentação saudável da comunidade e também a geração de renda, com a venda dos produtos excedentes. “A ideia é melhorar a qualidade de vida da comunidade e também ensinar que os quintais podem ser produtivos, com pequenas hortas urbanas dentro de casa, para que resgatem os saberes de nossas avós. Tudo o que colher neste projeto será em benefício dessas famílias”, disse a coordenadora do Espaço Cuidar, Cláudia Pereira.

São esses saberes ancestrais que a moradora do bairro Santa Maria, Gilzanira Rodrigues de Lima, de 64 anos, busca fortalecer em sua vida. Ela já cultiva uma horta urbana em sua residência e destaca a importância da alimentação natural. “Esse projeto é maravilhoso e muito importante para a população. Como eu tenho uma horta e um herbário em minha casa, já tenho esse cuidado com a alimentação. Eu aprendi com a minha avó e gosto de continuar fazendo como ela fazia. Procuro ao máximo me alimentar do que eu produzo. A cura está na natureza, então temos que preservar e cuidar, porque verde é vida".

A implantação do projeto Cultivando Cidadania no Espaço Cuidar é uma iniciativa da Diretoria de Inclusão Produtiva e Cidadania da SEIAS, e seu desenvolvimento é possível graças à parceria com a Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Aracaju. “O intuito é permitir resultados rápidos para, primeiramente, a subsistência e autoconsumo da comunidade, e depois, para a venda. O projeto tem barracas de feira para estimular a venda direta”, disse o engenheiro agrônomo e coordenador do projeto, Ivan Siqueira Barreto. A ação também conta com a parceria do Instituto Banese e da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju.

A Diretoria de Inclusão Produtiva e Cidadania da SEIAS segue ainda com outras ações no Espaço Cuidar, como adequações prediais e construção de um pequeno palco para atividades da Orquestra Jovem, apresentações culturais e atividades físicas.

/ Notícias / inclusao-social

Quinta-Feira, 19 de Agosto de 2021 às 16:30:00