Terça-Feira, 19 de Outubro de 2021 às 13:15:00
Vice-governadora prestigia posse de novo delegado da Receita Federal em Sergipe
Edson Fiel Filho assumiu como novo dirigente do órgão

Nesta terça-feira(19), a vice-governadora Eliane Aquino acompanhou a solenidade de transmissão de cargo do ex-delegado da Receita Federal em Sergipe, Marlton Caldas, para o novo dirigente do órgão, Edson Fiel Filho. A assinatura do termo de posse, que ocorreu no auditório do Ministério Público de Sergipe, localizado no Centro Administrativo, reuniu diversas autoridades e contou com a presença do superintendente da Receita Federal na 5ª Região Fiscal, auditor-fiscal Francisco Lessa.

A vice-governadora Eliane Aquino ressaltou a importância da Receita Federal para o desenvolvimento do Estado e do país, por seu papel fundamental para a arrecadação de tributos e impostos, combate à pirataria e contrabando, dentre outras ações de relevância na área de cidadania fiscal, a exemplo da Campanha Destinar. Nesse sentido, Eliane enalteceu a parceria que mantém com a Delegacia da Receita Federal em Sergipe desde 2017, ano em que iniciou a mobilização em torno da Campanha Destinar.

Lançada oficialmente em 2018, a Destinar busca sensibilizar a população para destinar parte do seu Imposto de Renda para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e também dos Idosos. “Hoje venho não apenas desejar sucesso ao novo delegado da Receita Federal em Sergipe, Edson Fiel Filho, mas sobretudo reforçar o interesse do Governo de Sergipe seguir sendo parceiro do órgão. Construimos uma parceria bastante exitosa com a Campanha Destinar e, para além de ações na área fiscal, desejamos dar prosseguimento às ações conjuntas". Na ocasião, a vice-governadora também fez questão de agradecer ao auditor fiscal Marlton Caldas, que deixa a função de delegado da Receita Federal após oito anos a frente do cargo, por todo seu apoio e incentivo à Campanha Destinar.

Em seu discurso de posse, o novo delegado da Receita Federal em Sergipe, Edson Fiel, ressaltou que pretende dar continuidade às ações exitosas do seu antecessor e que irá priorizar a realização de ações de planejamento e a excelência na prestação de serviços à sociedade. "Estou há cerca de 40 anos no serviço público, estive no Exército, no Ministério do Trabalho, na Secretaria de Estado da Fazenda e há quase 24 anos na Receita Federal, mas sem perder o entusiamo para assumir novos desafios".

Seu antecessor, o auditor fiscal Marlton Caldas fez um balanço de todas as ações exitosas que conduziu enquanto esteve à frente da gestão do órgão. Dentre elas, também fez questão de destaca a Campanha Destinar. "A Campanha foi iniciada em 2018, na epóca em que a então vice-governadora Eliane Aquino ainda era a vice-prefeita de Aracaju e deu início à articulação. Desde então, saímos de uma arrecadação de cerca de 200 mil reais em sua primeira edição para pouco mais de um milhão de reais em 2021. O que demonstra o sucesso dessa iniciativa". Ele também ressaltou toda a parceria e comprometimento da equipe da Secretaria de Estado da Fazenda nos últimos anos.

Sobre o novo delegado -  Edson Fiel Filho, é Auditor de Tributos na Secretaria da Fazenda de Sergipe e Auditor-Fiscal do Ministério do Trabalho. Na Receita Federal, ele ocupa o cargo efetivo de auditor-fiscal e já vinha compartilhando a gestão da Delegacia em Sergipe, enquanto delegado-adjunto, ao lado do seu antecessor, o também auditor-fiscal Marlton Caldas,  que  em sucessivos mandatos ao longo dos últimos 8 anos. Junto com Edson Fiel, está assumindo a função de delegado-adjunto André Ricardo que também é auditor-fiscal.

Presenças

Também estiveram presentes, o procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Sergipe, senhor Manoel Cabral Machado Neto; o Juiz Federal, senhor Gilton Batista Brito; o procurador- Chefe da Procuradoria da Fazenda Nacional em Sergipe, o  Omar Ferreira de Araújo Ramos Filho; o superintendente Regional da Polícia Federal em Sergipe, Júner Caldeira Barbosa; superintendente de Gestão Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe, Silvana Lisboa; secretário do Planejamento e Orçamento do Município de Aracaju, Augusto Fábio Oliveira dos Santos; o gerente Regional de Administração do Ministério da Economia em Sergipe, Hugo Pacheco Braz; presidente em Exercício do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, Jorge Luiz dos Santos; o reitor da Universidade Tiradentes, senhor Jouberto Uchôa de Mendonça; comandante do 28º BC, Marco Aurélio Magalhães Cavalcanti.

/ Notícias / governo

Vice-governadora prestigia posse de novo delegado da Receita Federal em Sergipe