Com a proposta de cuidar e gerir os dados e benefícios previdenciários dos quase 36 mil aposentados e pensionistas da rede estadual, o SergipePrevidência e o Banco do Estado de Sergipe (Banese) realizaram reunião, nesta terça, 26, sobre a Introdução à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Política de Segurança da Informação.
Por meio de plataforma digital, o encontro reuniu cerca de 100 colaboradores da Previdência sergipana, com a finalidade de explicar os critérios exigidos pelas instituições legisladoras e fiscalizadoras da LGPD, por motivo, também, da conquista e manutenção da qualidade, e credibilidade da gestão reconhecida e certificada pelo Pró-Gestão Nível IV (maior nível), do Ministério da Previdência Social, e pelo Índice de Transparência do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE).
De acordo com o gerente de Segurança da Informação do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Matheus Vieira, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais é um instrumento da legislação brasileira, e visa garantir que dados pessoais sejam tratados de forma transparente, segura e respeitosa aos direitos, em meio físico e digital, por instituições públicas e particulares. “A Lei Geral de Proteção de Dados foi aprovada no ano de 2018. Em 2019, foi criada a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Em 2020, a LGPD se torna vigente. Já em 2021, sanções administrativas se tornam aplicáveis. Em relação à ANPD, ela visa conscientizar, regulamentar, fiscalizar e penalizar, nos casos de descumprimento de regras”, pontua.
A assistente do Gabinete da Diretoria Executiva do SergipePrevidência, Jaiane Marília, comenta sobre a LGPD e transparência em suas atividades funcionais. “Somos certificadas, nacionalmente, pelo Pró-Gestão Nível IV [maior nível], do Ministério da Previdência Social, e pelas Avaliações Anuais do Índice de TCE/SE. É muito orgulho e felicidade, e muita responsabilidade. Especialmente, para a gente, que atua, diretamente, no assessoramento à Diretoria Executiva. Nossa função, entre diversas outras, é assegurar o tratamento jurídico, transparente e seguro dos dados pessoais, no âmbito da instituição”, relata.
Com a proposta de cuidar e gerir os dados e benefícios previdenciários dos quase 36 mil aposentados e pensionistas da rede estadual, o SergipePrevidência e o Banco do Estado de Sergipe (Banese) realizaram reunião, nesta terça, 26, sobre a Introdução à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Política de Segurança da Informação.
Por meio de plataforma digital, o encontro reuniu cerca de 100 colaboradores da Previdência sergipana, com a finalidade de explicar os critérios exigidos pelas instituições legisladoras e fiscalizadoras da LGPD, por motivo, também, da conquista e manutenção da qualidade, e credibilidade da gestão reconhecida e certificada pelo Pró-Gestão Nível IV (maior nível), do Ministério da Previdência Social, e pelo Índice de Transparência do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE).
De acordo com o gerente de Segurança da Informação do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Matheus Vieira, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais é um instrumento da legislação brasileira, e visa garantir que dados pessoais sejam tratados de forma transparente, segura e respeitosa aos direitos, em meio físico e digital, por instituições públicas e particulares. “A Lei Geral de Proteção de Dados foi aprovada no ano de 2018. Em 2019, foi criada a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Em 2020, a LGPD se torna vigente. Já em 2021, sanções administrativas se tornam aplicáveis. Em relação à ANPD, ela visa conscientizar, regulamentar, fiscalizar e penalizar, nos casos de descumprimento de regras”, pontua.
A assistente do Gabinete da Diretoria Executiva do SergipePrevidência, Jaiane Marília, comenta sobre a LGPD e transparência em suas atividades funcionais. “Somos certificadas, nacionalmente, pelo Pró-Gestão Nível IV [maior nível], do Ministério da Previdência Social, e pelas Avaliações Anuais do Índice de TCE/SE. É muito orgulho e felicidade, e muita responsabilidade. Especialmente, para a gente, que atua, diretamente, no assessoramento à Diretoria Executiva. Nossa função, entre diversas outras, é assegurar o tratamento jurídico, transparente e seguro dos dados pessoais, no âmbito da instituição”, relata.