Sexta-Feira, 25 de Novembro de 2022 às 20:30:00
Sergipanos e turistas elogiam entrega de novas etapas da Orla Sul
Melhorias vem trazendo mais conforto e segurança para quem frequenta o espaço, seja a passeio ou a trabalho

Já consagrada como cartão postal do estado, a Orla Sul, na capital sergipana, está ainda mais bonita e bem equipada. Com a entrega de mais duas etapas da obra, turistas, nativos e comerciantes comemoram as melhorias implantadas a partir de investimentos do Governo de Sergipe. Os trechos 2 e 3A, já disponíveis para serem desfrutados pela população, apresentam novas opções em comodidade e segurança.

A garçonete Luciana Santos Silva, que há três anos trabalha na orla, acompanhou as mudanças desde a chegada dos trabalhadores até a conclusão do serviço. Para ela, a obra é uma grande realização. “Valorizou muito, precisava fazer isso aqui. Foi bom demais, porque aparece muito turista. Vai atrair mais gente, com certeza, não só de fora como daqui de Aracaju e do estado. Quando não estou trabalhando, dá vontade de vir aproveitar”, afirma.

Para o aposentado Astrogildo Pereira Santos, as mudanças são perceptíveis. Natural de Lagarto, Astrogildo mora no Rio de Janeiro há 51 anos, e o retorno ao estado natal trouxe gratas surpresas. “Vinha sempre para Aracaju na juventude e fui morar no Rio em 1971. Fez uma diferença muito grande o serviço, porque foi feito o melhoramento dos bares, calçada, ciclovia, posto policial, passarela... Ficou bonito. A gente fica surpreso com a diferença e as melhorias, e se sente mais seguro”, ressalta.

Vindos de Feira de Santana (BA), o casal Michael Souza e Kelly Fortaleza veio a Aracaju aproveitar a praia. Para o contador e a engenheira de alimentos, as adequações urbanísticas da Orla Sul foram um grande atrativo. “Há muitos anos a gente veio aqui e era bem mais deserto. Percebemos que vem sendo feita essa atualização. É uma forma de atrair, ver algo mais arrumado, o estacionamento, a calçada, os equipamentos para exercício... Dá uma sensação de mais cuidado. Também observei várias viaturas, está tendo uma atenção para mostrar mais segurança. Isso acaba intensificando a movimentação. Quando não tem uma calçada feita, um aparelho, uma ciclovia, não tem incentivo, e aqui o investimento está sendo grande”, resume Michael.

Oportunidades

Responsável pela gerência de um dos bares localizados na segunda etapa da Orla Sul, a comerciante Ednalva Vieira não cansa de destacar os benefícios trazidos pela obra. “Está tudo arrumadinho, tudo bem apresentado, mais bonito e mais organizado. Vai dar um retorno muito grande para os comerciantes e para o turismo. Estou recebendo muitos turistas e pessoas daqui também, principalmente nos feriados e fins de semana. Muita gente tem vindo fazer caminhada, se exercitar, e vem aos bares procurar água de coco e água mineral. Está movimentando a economia. Tem o posto policial, os equipamentos pra fazer exercícios... Está muito bem feito”, comenta.

O ambulante João Paulo dos Santos, que circula a praia vendendo óculos de sol, concorda. “A obra foi boa para todo mundo. Não só para a gente que é trabalhador, mas também para o turista. É uma obra bem feita, o serviço do Governo. Que continue assim, fortalecendo a gente e o público todo. A região sul sempre teve mais visão da comunidade, sempre teve gente, e com esse trabalho ampliou mais ainda e deu destaque ao local. A gente está vendendo bastante, porque na pandemia estávamos parados. Vejo bastante gente fazendo atividade física, a segurança também ficou bacana, agora tem câmera, viatura. Ficou bem legal”, considera.

De acordo com o operário Márcio Santos, um dos pontos altos da obra foi a geração de empregos. Trabalhador da construção civil, Márcio atuou nos últimos detalhes antes da entrega das novas etapas. “Acho muito bom, porque vai gerando emprego, dando oportunidade. Tinha muita gente desempregada, principalmente por causa da pandemia. É bom porque vai abrindo portas: a obra vai surgindo e o Governo vai contratando. E tem o turismo também. O pessoal chega para visitar e vai trazendo lucro para os comerciantes”, enfatiza.

Investimento

Juntos, os trechos 2 e 3A correspondem a uma área de 2.746 metros, com investimento superior a R$ 18,47 milhões. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), estão à frente do projeto. A faixa que integra os dois trechos tem início no final do Trecho 01, contemplando os 17 bares existentes e construídos pela Prefeitura de Aracaju, e vai até as proximidades do Bar Maré Mansa, passando pelo Loteamento Aruana e abrangendo 22 bares da região da AABB.

Com investimento de R$ 85 milhões, sendo grande parte proveniente do Tesouro Estadual, o projeto da Orla Sul se inicia a partir da intersecção da Avenida Santos Dumont com a Rua Deputado Clóvis Rollemberg, no bairro Atalaia, seguindo a faixa litorânea da Rodovia SE-100 (Inácio Barbosa) até o Farol do Mosqueiro, no limite com o município de Itaporanga D'Ajuda. São quatro trechos, correspondendo a uma extensão de 17 Km. O trecho 1 da obra foi inaugurado pelo Governo de Sergipe em maio de 2021, com 2,16 km e investimento de R$ 9,1 milhões.

/ Notícias / governo

Sergipanos e turistas elogiam entrega de novas etapas da Orla Sul