Quarta-Feira, 10 de Abril de 2024 às 09:30:00
Profissionais da rede de proteção à mulher de São Cristóvão participam de capacitação promovida pelo Governo de Sergipe
O objetivo é melhorar a proteção integral que todas as mulheres em situação de violência têm direito

Profissionais que atuam na rede de proteção à mulher do município de São Cristóvão, na grande Aracaju, participaram, nesta terça-feira, 9, da ‘Capacitação de Articulação de Serviços para a Proteção Integral às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar’, promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). O encontro contou com 50 participantes.

Foram passadas orientações relativas ao encaminhamento da mulher vítima de violência para os serviços de proteção disponíveis na rede. “Toda essa troca de conhecimentos entre a SPM e os profissionais tem o intuito de melhorar a proteção integral que todas as mulheres em situação de violência têm direito”, destacou a diretora de Proteção e Combate à Violência contra a Mulher da SPM, Ana Carolina Machado.

Outro objetivo da capacitação é orientar os profissionais sobre a necessidade de intercâmbio das documentações e de informações que possam retirar a mulher e seus filhos e familiares da situação de violência. Por isso, em todos os encontros, a SPM apresenta o Formulário Nacional de Avaliação de Risco e orienta sobre como preenchê-lo. “Destacamos também a importância da análise, diagnóstico e gestão dos riscos apresentados no formulário como uma forma de prevenir a ocorrência de feminicídios”, pontuou a diretora da SPM.

Durante a capacitação, a equipe da SPM abordou ainda a política de assistência social, a violência doméstica e seus impactos psicossociais. Somado a isso, foram apresentados dados do 'Mapa da Mulher Sergipana', disponível no site oficial do Governo de Sergipe, sobre a população feminina nos municípios. Informações que podem contribuir para alocar melhor os recursos humanos e financeiros no investimento de políticas públicas mais eficientes.

Para finalizar o encontro, a SPM realizou a apresentação e a entrega à rede local de material utilizado na divulgação do protocolo ‘Não SE Cale’, voltado à proteção e combate a todos os tipos de violência contra as mulheres em bares, restaurantes, casas noturnas e demais espaços de lazer de Sergipe, para que seja divulgado nos estabelecimentos do município.

A diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social de São Cristóvão, Géssica Silva, salientou a importância da capacitação. “A secretaria possui um ciclo de formação continuada para os profissionais que compõem a rede e também os que estão direta e indiretamente vinculados à pasta. Sem dúvidas a formação de hoje foi importante para a continuidade desse processo de formação que já existe no município. Agradecemos a presença da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo de Sergipe”, afirmou.

/ Notícias / governo

Quarta-Feira, 10 de Abril de 2024 às 09:30:00