Segunda-Feira, 01 de Abril de 2024 às 15:30:00
Prefeitos e lideranças políticas destacam papel estratégico da nova Secretaria Especial de Articulação com os Municípios
Durante a solenidade de posse do novo secretário, Neto Batalha, gestores municipais e parlamentares enalteceram a criação da nova pasta e o seu papel estratégico para o desenvolvimento regional

A posse do novo secretário Especial de Articulação com os Municípios (Seam), Neto Batalha, celebrada nesta segunda-feira, 1º, no Palácio dos Despachos, em Aracaju, foi marcada pela presença de prefeitos e parlamentares, que enalteceram a iniciativa do Governo do Estado de criar uma nova pasta dedicada a promover o desenvolvimento regional. Em seu discurso, o governador Fábio Mitidieri reforçou o compromisso do Governo de Sergipe com as gestões municipais e a necessária busca por uma administração mais eficiente e próxima das necessidades locais.

“Neto Batalha chega com o desafio de nos ajudar a humanizar ainda mais a gestão. Com sua experiência, juventude e energia, tenho certeza que nos ajudará a fortalecer nossos laços com prefeitos e vereadores. Em um ano e três meses de gestão, muita coisa já foi feita, muita coisa já evoluiu, mas ainda há muito o que avançar e é isso que esperamos fazer nessa área tão importante, como é a articulação com as gestões municipais”, disse o governador Fábio Mitidieri.

A Seam é vinculada à estrutura orgânico-administrativa da Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC). O secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo, destacou o perfil municipalista da atual gestão e o compromisso de fazer o estado avançar de forma homogênea. “O Governo Fábio Mitidieri, pela essência e pelo perfil do governador, é um governo municipalista, e esse é um dos principais motivos da criação desta Secretaria: queremos fortalecer o diálogo, ampliar as discussões sobre as demandas municipais, impulsionando a pauta municipalista e proporcionando ainda mais benefícios para as cidades sergipanas”, enfatizou.

O prefeito Edvaldo Nogueira, presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), também ressaltou a missão da nova Secretaria de potencializar a cooperação na execução de ações e políticas públicas para a população. "Com a criação da Seam, o governador Fábio deu mais uma demonstração de seu compromisso com os municípios, que são diferentes, apresentam diversidades e peculiaridades e, por isso, necessitam de uma atenção especial", frisou.

O prefeito de Neópolis, Célio de Zequinha, também expressou otimismo com a criação da Secretaria, ressaltando a oportunidade para melhorar a comunicação e fortalecer as parcerias entre municípios e o Governo do Estado. “Esse é um momento especial para nós prefeitos e a expectativa é muito grande, porque essa nova pasta chega no momento certo, com muitas prefeituras executando projetos e investimentos importantes em parceria com o Governo do Estado”, disse Célio de Zequinha

Escolha acertada

A escolha do nome do deputado estadual Neto Batalha para comandar a nova Secretaria de Articulação com os Municípios também foi ressaltada por parlamentares que compareceram à cerimônia. “Foi uma excelente escolha o nome de Neto Batalha e o governador Fábio Mitidieri acerta mais uma vez ao convidar mais um deputado para compor os quadros do Poder Executivo. Isso demonstra a interação e o compromisso do governador com a Assembleia Legislativa”, destacou o deputado Marcelo Sobral.

Já a deputada estadual Aurea Ribeiro enfatizou a contribuição que a Secretaria trará para o desenvolvimento regional, confiando na capacidade do gestor da pasta em fortalecer os laços entre o governo estadual e as prefeituras. “Tenho certeza que esta nova Secretaria vai dar uma imensa contribuição no estreitamento da relação entre o Governo do Estado e as prefeituras. Como parlamentar, Neto Batalha vem demonstrando uma atuação exemplar e como secretário vai ajudar ainda mais o governador a avançar nessa missão tão estratégica para o desenvolvimento regional”, frisou a parlamentar.

O deputado Garibalde Mendonça também destacou a atuação estratégica da nova pasta e a escolha acertada do nome para comandá-la. “Essa é uma secretaria que terá uma atuação bastante estratégica, pois vai aproximar os municípios e acompanhar de perto as necessidades locais. Neto é um político talentoso, que transita bem em todos os setores, tem uma excelente convivência, e acredito que seja o nome certo para promover esse avanço da gestão estadual junto com as prefeituras”, ressaltou Garibalde Mendonça.

Sobre Neto Batalha

José Batalha de Gois Neto tem 31 anos, é casado e tem um filho. Seu ingresso na vida política teve forte influência na família Batalha, que possui longa história de atuação no município de São Cristóvão. Em 2020, Neto Batalha venceu a eleição para vereador na cidade histórica. Dois anos depois, se tornou deputado na Assembleia Legislativa.

Na Assembleia Legislativa, tomou posse como o parlamentar mais jovem da atual legislatura, com uma atuação destacada, que possibilitou a apresentação de 21 Projetos de Lei e dezenas de indicações e requerimentos apresentados, além de um trabalho constante dentro e fora do gabinete.

/ Notícias / governo

Segunda-Feira, 01 de Abril de 2024 às 15:30:00