Notícias
Notícias
Sexta-Feira, 27 de Setembro de 2024 às 10:15:00
No Dia Mundial do Turismo, Governo de Sergipe celebra inúmeras ações de fomento ao setor em 2024 
De janeiro a setembro, estado participou de mais de 40 eventos de turismo pelo Brasil, promovendo o destino Sergipe 

Celebrado nesta sexta-feira, 27, o Dia Mundial do Turismo deste ano tem como tema ‘Turismo e Paz’. De fato, o turismo é uma força unificadora que conecta pessoas por meio de viagens e intercâmbios culturais. Sergipe se destaca como um dos destinos mais aconchegantes do Nordeste, com ricas manifestações culturais, belezas naturais e uma gastronomia diversificada, além da alegria e hospitalidade dos sergipanos. Esses atributos têm sido promovidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), para atrair turistas nos principais mercados do Brasil neste ano.

Com as ações desenvolvidas pela Setur, o “país do forró” está deslanchando no turismo. De janeiro a setembro, Sergipe esteve presente em mais de 40 eventos de turismo pelo Brasil, divulgando as belezas do estado e impactando mais de 179 mil agentes de viagens e profissionais do turismo. Nesse mesmo período, foram mais de 400 mil desembarques no Aeroporto Internacional de Aracaju - Santa Maria. Com destaque para o período dos festejos juninos, quando Sergipe recebeu mais de 162 mil turistas ao som de muito forró. 

“Além de promover o turismo de Sergipe para o mundo, essas ações movimentam a economia, gerando novos empregos e renda para o povo sergipano”, avalia o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco. Ele explica que, além do apoio a grandes eventos realizados na capital, Aracaju, houve participação de destaque em importantes feiras em vários estados, tendo as parcerias da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE) e do Instituto Banese – que foi responsável por projetar os estandes que impressionaram os visitantes ao longo do ano, atraindo mais turistas para o estado.

Fazendo uma demonstração cronológica, é possível destacar as principais ações da Setur mês a mês: 

Janeiro

A Setur participou da Expo Verão, entre os dias 11 e 28, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju. Ali, foi apresentado um estande para a promoção do destino Sergipe com mostra de artesanato, panfletagem e coparticipação de agências de receptivos. 

Fevereiro

O Governo do Estado fez tratativas com a Gol Linhas Aéreas para retomar voos Aracaju-Salvador. Além disso, a Setur apoiou frentes de atividades para potencializar o ecoturismo no estado. A maior delas é a que está construindo a primeira minuta de lei de Sergipe em ecoturismo, com o propósito de estabelecer parâmetros, diretrizes, definições e princípios relacionados à atividade do turismo ecológico. 

Por meio da ONG Centro da Terra, a Setur também promoveu capacitações voltadas aos agentes ambientais locais relacionados ao Parque Nacional da Serra de Itabaiana. Além disso, foi promovida a 1ª Oficina de Comunicação Digital para o trade turístico e prestadores de serviços turísticos de Aracaju.

Março

Sergipe participou da Convenção de Vendas CVC 2024, em Gramado (RS), de 29 de fevereiro a 5 de março, para divulgar os festejos juninos de Sergipe 2024. No evento, que contou com a participação de mais de 800 profissionais da área de turismo, Sergipe foi um dos patrocinadores máster. 

No dia 22 de março, a equipe da Setur participou do ‘Agente Tá On’, da Azul Viagens, no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo, com mais de 700 agentes de viagens. Além disso, houve a participação em dois eventos simultâneos nos dias 22 e 23: Feira de Negócios Turísticos Ugart, em Porto Alegre (RS); e Workshop Masterop Travel, em Maceió (AL), em um total de 3 mil agentes de viagens e profissionais do turismo sendo capacitados.

Sergipe marcou presença também na ação ‘São João do Nordeste é Azul’, da Azul Viagens, em Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO), nos dias 25, 26 e 27, respectivamente. Cerca de 400 agentes de viagens foram capacitados. Houve, ainda, apoio da Setur e cobertura jornalística da Vila da Páscoa Iluminada, ocorrida entre os dias 8 e 31, na Orla da Atalaia.

Abril

A Setur participou do roadshow ‘O São João do Nordeste é Azul’, promovido pela Azul Viagens em quatro cidades: Campinas (SP); Belo Horizonte (MG); Goiânia (GO) e Uberlândia (MG), de 25 de março a 2 de abril. Já no dia 12, a participação foi no 7º Encontro de Negócios NewIt, no Rio de Janeiro (RJ). E entre os dias 15 e 17, foi a vez de Sergipe participar da World Travel Market (WTM) Latin America no Expo Center Norte, em São Paulo. Em todos esses eventos, o objetivo foi divulgar os festejos juninos. 

Maio

No dia 10 de maio, o Governo do Estado promoveu um famtour com dez agentes de viagens de Belo Horizonte (MG), trazidos pela operadora Cativa. Já no dia 22, houve a realização de roadshow na Bahia sobre os festejos juninos 2024. Nos dias 24 e 25, Sergipe participou da BNT Mercosul 2024, em Balneário Camboriú (SC).

Entre os dias 23 e 28 de maio, o Governo de Sergipe apoiou quatro famtours para que agentes de viagens pudessem conhecer as potencialidades do destino Sergipe. Os profissionais vieram de Irati e União da Vitória, ambas no Paraná, Porto União (SC), São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Goiás e Distrito Federal. As operadoras parceiras foram FRT, Cativa e Hotel DO.

Junho

De 4 a 6 de junho, Sergipe participou do IX Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União em Brasília (DF), com um estande que foi bastante visitado. O objetivo foi divulgar o destino Sergipe e os festejos juninos. Entre os dias 5 e 7, a participação foi no Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).

Nesse mês, a gestão estadual realizou diversas tratativas que possibilitaram o retorno, em julho, do voo entre Aracaju e Salvador (BA), operado pela Gol Linhas Aéreas, e a ampliação da malha aérea, por meio de um novo voo operado pela Azul Linhas Aéreas, também entre as capitais sergipana e baiana, a partir de agosto. Outras tratativas possibilitaram que, desde 12 de junho, o Aeroporto de Aracaju disponibilizasse voos diretos entre Aracaju e Campina Grande (PB) durante os meses de junho e julho.

Julho

A equipe da Setur realizou capacitações sobre o destino Sergipe e os festejos juninos na Vila do Forró para agentes de viagens em São Paulo, capital, no dia 4 de julho. Dessa vez, foram capacitados 30 profissionais da Operadora FRT. Já no dia 9, a pasta participou do Nordestur – Aracaju, encontro entre gestores do Turismo em Sergipe, promovido pela Azul Viagens. No evento, foi anunciado o aumento no número de voos para a capital sergipana na alta temporada, entre os meses de dezembro deste ano e janeiro de 2025. São dois voos com origem em Confins (MG) e um vindo de Congonhas (SP), que resultarão em 7 mil assentos nesse período. 

Nos dias 10 e 17 de julho, a equipe Setur realizou a segunda edição da Oficina de Comunicação Digital. Dessa vez, a capacitação foi destinada aos empreendedores do município de Barra dos Coqueiros, na Grande Aracaju. No dia 18, foi a vez de a Setur capacitar cerca de 40 agentes de viagens, parceiros da Operadora FRT em Belo Horizonte (MG), sobre o destino Sergipe e os festejos juninos na Vila do Forró.

Agosto

De 31 de julho a 6 de agosto, a Setur recebeu oito digital influencers nacionais, promovendo uma ação de marketing em parceria com a ABIH/SE e com o apoio de fornecedores do trade turístico sergipano. Os influenciadores fizeram uma imersão turística pelo estado, visitando diversos lugares com o objetivo de divulgar o destino Sergipe nas redes sociais deles, que detêm milhares de seguidores. 

Já entre os dias 8 e 11 de agosto, Sergipe participou do Salão do Turismo: “Conheça o Brasil”, no RioCentro, no Rio de Janeiro. No evento, a Setur evidenciou toda a diversidade das belezas naturais, da cultura e da gastronomia sergipanas em vários espaços, com foco no Verão 2025 e na Vila do Natal Iluminado. Cerca de 100 mil visitantes compareceram ao Salão realizado pelo Ministério do Turismo (MTur). 

Nesse mesmo mês, de 19 a 22, aconteceu o 26º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor), captado pela Setur em parceria com o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE). Com a participação de mais de 1.500 profissionais do Brasil e do exterior, o evento foi realizado no Centro de Convenções AM Malls, onde ocorreram, simultaneamente, a 49ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) e a 5ª Feira de Exposições (ExpoEnacor). 

Dando seguimento às ações fora do estado, Sergipe participou da 2ª Travel Next BH, em Belo Horizonte (MG), entre os dias 16 e 17. O estado foi estreante na feira e se destacou entre os destinos turísticos participantes ao atrair inúmeros representantes de operadoras, agentes de viagens e o público em geral. Já no dia 20, Sergipe marcou presença no ‘Campinas Tá On’, promovido pela operadora Azul Viagens, em Campinas (SP).

De 20 a 25, a participação de Sergipe foi na 10ª B2Meet Frt, convenção da Operadora Frt, em Maceió, Alagoas. Sergipe foi convidado a participar do evento com o intuito de captá-lo para ser realizado em Aracaju em 2025. O estado foi destaque na noite de abertura com um jantar, em que foi possível ressaltar a parceria e promover o destino Sergipe para cerca de 400 profissionais de todo o Brasil. 

Outro evento importante ocorrido em terras sergipanas foi o 1º Feirão do Turismo ‘Conheça o Brasil’, em Aracaju, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Setur, em parceria com o Shopping Jardins. A versão sergipana aconteceu de 24 a 26, nas formas presencial e on-line. Sete agências de viagens, contempladas via edital de convocação, participaram do feirão. 

E, nos dias 30 e 31, Sergipe participou da 26ª Feira de Turismo Avirrp, em Ribeirão Preto, São Paulo. Em mais uma parceria com o Instituto Banese, a Setur apresentou estande com 24 metros quadrados, onde divulgou o destino Sergipe, com destaque para o Verão 2025 e a Vila do Natal Iluminado, para cerca de 5 mil profissionais. 

Setembro

Neste mês, Sergipe está participando da Abav Expo 2024, iniciada na quinta-feira, 26, e que termina no sábado, 28, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). Nesta 51ª edição, a Setur investiu em um estande ainda maior do que o espaço projetado e executado no ano anterior. Nele, os milhares de visitantes esperados poderão conhecer um pouco dos atrativos turísticos e da sergipanidade que o estado tem a oferecer.

Compartilhe            
Notícia
/ Notícias / governo

No Dia Mundial do Turismo, Governo de Sergipe celebra inúmeras ações de fomento ao setor em 2024 
De janeiro a setembro, estado participou de mais de 40 eventos de turismo pelo Brasil, promovendo o destino Sergipe 
Sexta-Feira, 27 de Setembro de 2024 às 10:15:00

Celebrado nesta sexta-feira, 27, o Dia Mundial do Turismo deste ano tem como tema ‘Turismo e Paz’. De fato, o turismo é uma força unificadora que conecta pessoas por meio de viagens e intercâmbios culturais. Sergipe se destaca como um dos destinos mais aconchegantes do Nordeste, com ricas manifestações culturais, belezas naturais e uma gastronomia diversificada, além da alegria e hospitalidade dos sergipanos. Esses atributos têm sido promovidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), para atrair turistas nos principais mercados do Brasil neste ano.

Com as ações desenvolvidas pela Setur, o “país do forró” está deslanchando no turismo. De janeiro a setembro, Sergipe esteve presente em mais de 40 eventos de turismo pelo Brasil, divulgando as belezas do estado e impactando mais de 179 mil agentes de viagens e profissionais do turismo. Nesse mesmo período, foram mais de 400 mil desembarques no Aeroporto Internacional de Aracaju - Santa Maria. Com destaque para o período dos festejos juninos, quando Sergipe recebeu mais de 162 mil turistas ao som de muito forró. 

“Além de promover o turismo de Sergipe para o mundo, essas ações movimentam a economia, gerando novos empregos e renda para o povo sergipano”, avalia o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco. Ele explica que, além do apoio a grandes eventos realizados na capital, Aracaju, houve participação de destaque em importantes feiras em vários estados, tendo as parcerias da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE) e do Instituto Banese – que foi responsável por projetar os estandes que impressionaram os visitantes ao longo do ano, atraindo mais turistas para o estado.

Fazendo uma demonstração cronológica, é possível destacar as principais ações da Setur mês a mês: 

Janeiro

A Setur participou da Expo Verão, entre os dias 11 e 28, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju. Ali, foi apresentado um estande para a promoção do destino Sergipe com mostra de artesanato, panfletagem e coparticipação de agências de receptivos. 

Fevereiro

O Governo do Estado fez tratativas com a Gol Linhas Aéreas para retomar voos Aracaju-Salvador. Além disso, a Setur apoiou frentes de atividades para potencializar o ecoturismo no estado. A maior delas é a que está construindo a primeira minuta de lei de Sergipe em ecoturismo, com o propósito de estabelecer parâmetros, diretrizes, definições e princípios relacionados à atividade do turismo ecológico. 

Por meio da ONG Centro da Terra, a Setur também promoveu capacitações voltadas aos agentes ambientais locais relacionados ao Parque Nacional da Serra de Itabaiana. Além disso, foi promovida a 1ª Oficina de Comunicação Digital para o trade turístico e prestadores de serviços turísticos de Aracaju.

Março

Sergipe participou da Convenção de Vendas CVC 2024, em Gramado (RS), de 29 de fevereiro a 5 de março, para divulgar os festejos juninos de Sergipe 2024. No evento, que contou com a participação de mais de 800 profissionais da área de turismo, Sergipe foi um dos patrocinadores máster. 

No dia 22 de março, a equipe da Setur participou do ‘Agente Tá On’, da Azul Viagens, no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo, com mais de 700 agentes de viagens. Além disso, houve a participação em dois eventos simultâneos nos dias 22 e 23: Feira de Negócios Turísticos Ugart, em Porto Alegre (RS); e Workshop Masterop Travel, em Maceió (AL), em um total de 3 mil agentes de viagens e profissionais do turismo sendo capacitados.

Sergipe marcou presença também na ação ‘São João do Nordeste é Azul’, da Azul Viagens, em Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO), nos dias 25, 26 e 27, respectivamente. Cerca de 400 agentes de viagens foram capacitados. Houve, ainda, apoio da Setur e cobertura jornalística da Vila da Páscoa Iluminada, ocorrida entre os dias 8 e 31, na Orla da Atalaia.

Abril

A Setur participou do roadshow ‘O São João do Nordeste é Azul’, promovido pela Azul Viagens em quatro cidades: Campinas (SP); Belo Horizonte (MG); Goiânia (GO) e Uberlândia (MG), de 25 de março a 2 de abril. Já no dia 12, a participação foi no 7º Encontro de Negócios NewIt, no Rio de Janeiro (RJ). E entre os dias 15 e 17, foi a vez de Sergipe participar da World Travel Market (WTM) Latin America no Expo Center Norte, em São Paulo. Em todos esses eventos, o objetivo foi divulgar os festejos juninos. 

Maio

No dia 10 de maio, o Governo do Estado promoveu um famtour com dez agentes de viagens de Belo Horizonte (MG), trazidos pela operadora Cativa. Já no dia 22, houve a realização de roadshow na Bahia sobre os festejos juninos 2024. Nos dias 24 e 25, Sergipe participou da BNT Mercosul 2024, em Balneário Camboriú (SC).

Entre os dias 23 e 28 de maio, o Governo de Sergipe apoiou quatro famtours para que agentes de viagens pudessem conhecer as potencialidades do destino Sergipe. Os profissionais vieram de Irati e União da Vitória, ambas no Paraná, Porto União (SC), São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Goiás e Distrito Federal. As operadoras parceiras foram FRT, Cativa e Hotel DO.

Junho

De 4 a 6 de junho, Sergipe participou do IX Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União em Brasília (DF), com um estande que foi bastante visitado. O objetivo foi divulgar o destino Sergipe e os festejos juninos. Entre os dias 5 e 7, a participação foi no Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).

Nesse mês, a gestão estadual realizou diversas tratativas que possibilitaram o retorno, em julho, do voo entre Aracaju e Salvador (BA), operado pela Gol Linhas Aéreas, e a ampliação da malha aérea, por meio de um novo voo operado pela Azul Linhas Aéreas, também entre as capitais sergipana e baiana, a partir de agosto. Outras tratativas possibilitaram que, desde 12 de junho, o Aeroporto de Aracaju disponibilizasse voos diretos entre Aracaju e Campina Grande (PB) durante os meses de junho e julho.

Julho

A equipe da Setur realizou capacitações sobre o destino Sergipe e os festejos juninos na Vila do Forró para agentes de viagens em São Paulo, capital, no dia 4 de julho. Dessa vez, foram capacitados 30 profissionais da Operadora FRT. Já no dia 9, a pasta participou do Nordestur – Aracaju, encontro entre gestores do Turismo em Sergipe, promovido pela Azul Viagens. No evento, foi anunciado o aumento no número de voos para a capital sergipana na alta temporada, entre os meses de dezembro deste ano e janeiro de 2025. São dois voos com origem em Confins (MG) e um vindo de Congonhas (SP), que resultarão em 7 mil assentos nesse período. 

Nos dias 10 e 17 de julho, a equipe Setur realizou a segunda edição da Oficina de Comunicação Digital. Dessa vez, a capacitação foi destinada aos empreendedores do município de Barra dos Coqueiros, na Grande Aracaju. No dia 18, foi a vez de a Setur capacitar cerca de 40 agentes de viagens, parceiros da Operadora FRT em Belo Horizonte (MG), sobre o destino Sergipe e os festejos juninos na Vila do Forró.

Agosto

De 31 de julho a 6 de agosto, a Setur recebeu oito digital influencers nacionais, promovendo uma ação de marketing em parceria com a ABIH/SE e com o apoio de fornecedores do trade turístico sergipano. Os influenciadores fizeram uma imersão turística pelo estado, visitando diversos lugares com o objetivo de divulgar o destino Sergipe nas redes sociais deles, que detêm milhares de seguidores. 

Já entre os dias 8 e 11 de agosto, Sergipe participou do Salão do Turismo: “Conheça o Brasil”, no RioCentro, no Rio de Janeiro. No evento, a Setur evidenciou toda a diversidade das belezas naturais, da cultura e da gastronomia sergipanas em vários espaços, com foco no Verão 2025 e na Vila do Natal Iluminado. Cerca de 100 mil visitantes compareceram ao Salão realizado pelo Ministério do Turismo (MTur). 

Nesse mesmo mês, de 19 a 22, aconteceu o 26º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor), captado pela Setur em parceria com o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE). Com a participação de mais de 1.500 profissionais do Brasil e do exterior, o evento foi realizado no Centro de Convenções AM Malls, onde ocorreram, simultaneamente, a 49ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) e a 5ª Feira de Exposições (ExpoEnacor). 

Dando seguimento às ações fora do estado, Sergipe participou da 2ª Travel Next BH, em Belo Horizonte (MG), entre os dias 16 e 17. O estado foi estreante na feira e se destacou entre os destinos turísticos participantes ao atrair inúmeros representantes de operadoras, agentes de viagens e o público em geral. Já no dia 20, Sergipe marcou presença no ‘Campinas Tá On’, promovido pela operadora Azul Viagens, em Campinas (SP).

De 20 a 25, a participação de Sergipe foi na 10ª B2Meet Frt, convenção da Operadora Frt, em Maceió, Alagoas. Sergipe foi convidado a participar do evento com o intuito de captá-lo para ser realizado em Aracaju em 2025. O estado foi destaque na noite de abertura com um jantar, em que foi possível ressaltar a parceria e promover o destino Sergipe para cerca de 400 profissionais de todo o Brasil. 

Outro evento importante ocorrido em terras sergipanas foi o 1º Feirão do Turismo ‘Conheça o Brasil’, em Aracaju, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Setur, em parceria com o Shopping Jardins. A versão sergipana aconteceu de 24 a 26, nas formas presencial e on-line. Sete agências de viagens, contempladas via edital de convocação, participaram do feirão. 

E, nos dias 30 e 31, Sergipe participou da 26ª Feira de Turismo Avirrp, em Ribeirão Preto, São Paulo. Em mais uma parceria com o Instituto Banese, a Setur apresentou estande com 24 metros quadrados, onde divulgou o destino Sergipe, com destaque para o Verão 2025 e a Vila do Natal Iluminado, para cerca de 5 mil profissionais. 

Setembro

Neste mês, Sergipe está participando da Abav Expo 2024, iniciada na quinta-feira, 26, e que termina no sábado, 28, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). Nesta 51ª edição, a Setur investiu em um estande ainda maior do que o espaço projetado e executado no ano anterior. Nele, os milhares de visitantes esperados poderão conhecer um pouco dos atrativos turísticos e da sergipanidade que o estado tem a oferecer.