A professora Alessandra Gomes, 38, conhece muito bem a influência que a televisão exerce sobre os seus alunos da Educação Infantil. Aos 4 ou 5 anos de vida, os pequenos estudantes da zona rural do município de Estância chegam à escola no período da tarde querendo repetir o que viram nos programas matutinos, especialmente os desenhos. “Eles querem colocar em prática tudo aquilo que assistiram na TV, principalmente a violência e a sexualidade. Mostrar o lado correto das coisas é um desafio cada vez maior para os professores”, aponta a educadora da Escola Municipal Dr. Jessé de Andrade Fontes.
Para ajudar profissionais como Alessandra Gomes a trabalhar os meios de comunicação em sala de aula, a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) realizou nesta quarta-feira, 25, e continua nesta quinta, 26, uma oficina de mídia impressa direcionada a 30 professores da rede municipal de Estância. As atividades acontecem no pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFS) no município e são desenvolvidas pela equipe do projeto 'Mídia Jovem', que promove cidadania para jovens e adultos através do ensino de técnicas de comunicação.
Além de promover o debate sobre a leitura crítica dos meios de comunicação, analisando os modelos e práticas que são difundidas pelas mídias, a iniciativa busca estimular os professores a utilizar ferramentas comunicacionais para abordar os mais variados assuntos. Neste caso, o foco está na problemática do meio ambiente, tema transversal a todas as discussões realizadas pelo ‘Mídia Jovem’.
“Os professores estão aprendendo a confeccionar fanzines - publicações impressas feitas artesanalmente – e poderão usar mais uma ferramenta pedagógica nas escolas, multiplicando a técnica entre os estudantes. Quando os alunos produzirem os seus próprios fanzines, além de ampliarem o conhecimento acerca de determinado assunto, eles terão uma maneira atrativa de ensinar os outros colegas e até mesmo pessoas da comunidade”, comenta Nanah Alves, coordenadora do ‘Mídia Jovem’.
A motivação especial para esta oficina foi a comemoração pela passagem do Dia Mundial da Água, no último domingo, 22. Desde então, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está promovendo a Semana da Água, que segue até esta sexta-feira, 27. Através do trabalho integrado de secretarias e órgãos do Governo do Estado, a Secom foi convidada pela Semarh para integrar as atividades. “Apresentamos a possibilidade de realizar as oficinas de mídia impressa e os municípios de Propriá e Estância apoiaram a idéia”, explica Nanah Alves. Na segunda e terça-feira, dias 22 e 23, 20 articuladores de Propriá também aprenderam a técnica do fanzine.
No intervalo da aula em Estância, técnicos da Semarh foram até a sala para divulgar a existência da Área de Proteção Ambiental do Litoral Sul de Sergipe (APA Litoral Sul), que compreende os municípios de Estância, Santa Luzia do Itanhy, Itaporanga D’Ajuda e Indiaroba. “Estamos aqui para estreitar os laços da comunidade com o poder público, pois a preservação da APA é de responsabilidade de todos”, explicaram.
Experiência
De acordo com a professora Alessandra Gomes, a temática meio ambiente está presente na grande maioria das aulas que prepara. Além de ensinar as crianças, ela é responsável pela supervisão pedagógica da escola. “Procuramos mostrar o assunto desde a Educação Infantil até as turmas de EJA [Educação de Jovens e Adultos] através de danças, concursos de desenhos e poesias e interpretação de paródias. E eles aprendem, quando a gente orienta e incentiva”, explica.
Ainda segundo ela, a oficina do ‘Mídia Jovem’ está ajudando os professores na medida em que apresenta outros meios para diversificar a abordagem do assunto em sala de aula. “Este projeto é maravilhoso. Nós temos que procurar técnicas cada vez mais modernas e atrativas para ensinar os jovens. Eu, por exemplo, estou descobrindo como utilizar filmes para tratar de várias questões, entre elas o meio ambiente”, revelou.
O perfil dos alunos do professor Manoel Araújo, 28, é diferente, até porque ele ensina Química e Ciências Naturais na Escola Municipal Governador Valadares. À primeira vista, a temática meio ambiente parece ser um pouco estranha aos assuntos abordados pelo educador. No entanto, segundo ele, a questão se faz muito presente em suas aulas, pois ele leciona numa escola agrícola e trabalha as problemáticas ambiental e social aliadas aos assuntos relativos às matérias.
“Conhecimento nunca é demais, e por isso estou participando dessa oficina. Nós, como professores, devemos ter sempre a preocupação de buscar novas ferramentas para transmitir o que sabemos aos nossos alunos. A mídia nos oferece a informação e nós somos temos que decodifica-la, fazendo com que o aluno entenda de uma maneira mais clara o que está acontecendo”, disse Manoel Araújo, único professor homem que está participando da oficina.
Rádio
Em Boquim, o ‘Mídia Jovem’ começou a realizar uma oficina de rádio para 20 moradores do município nesta quarta-feira, 25. As atividades seguem até a sexta-feira, 27, e fazem parte da programação do ‘Sergipe de Todos’, que aportou na cidade na semana passada. Nas últimas quinta e sexta-feira, 19 e 20, um total de 25 alunos já havia participado da oficina de fanzine.
Para Christiane Falcão, que está conduzindo a oficina, os alunos demonstraram um forte interesse no assunto logo no primeiro dia de aula. “As discussões estão sendo muito produtivas e pude perceber que já existe uma visão amadurecida na relação deles com os meios de comunicação”, avaliou a oficineira, que falou sobre a história do rádio, algumas técnicas utilizadas pelo meio e tipos de emissoras.
A jovem Valéria Rodrigues, 19, inscreveu-se na oficina por influência do namorado da prima, mas confessa que está achando a discussão muito interessante. “O meu meio de comunicação preferido é o rádio e quero aprender muito mais. A oficina está mostrando que o rádio não é só música, mas que ele também transmite outras coisas que merecem nossa atenção”, pontuou. Ela também disse que vai colocar em prática o que aprendeu e começar a ouvir programas jornalísticos, pois atualmente só liga o rádio para ouvir música.
A dona de casa Antônia Fontes, 45, também se diz apaixonada pelo rádio e pretende colocar em prática tudo o que aprender na oficina. “O rádio é fascinante. Às vezes eu passo o dia inteiro escutando, enquanto eu faço as coisas de casa. Além disso, aprendo muito com o rádio, como, por exemplo, a cuidar melhor da família”, contou.
“Falamos bastante sobre o ativismo na comunidade, do ideário do ‘Faça Você Mesmo’. Mostramos os instrumentos para que eles vejam que é possível comunicar de uma forma diferente. Se ao menos uma pessoa sair daqui olhando diferente para o mundo, eu acho que já fizemos muita coisa”, finaliza a oficineira Christiane Falcão.
A professora Alessandra Gomes, 38, conhece muito bem a influência que a televisão exerce sobre os seus alunos da Educação Infantil. Aos 4 ou 5 anos de vida, os pequenos estudantes da zona rural do município de Estância chegam à escola no período da tarde querendo repetir o que viram nos programas matutinos, especialmente os desenhos. “Eles querem colocar em prática tudo aquilo que assistiram na TV, principalmente a violência e a sexualidade. Mostrar o lado correto das coisas é um desafio cada vez maior para os professores”, aponta a educadora da Escola Municipal Dr. Jessé de Andrade Fontes.
Para ajudar profissionais como Alessandra Gomes a trabalhar os meios de comunicação em sala de aula, a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) realizou nesta quarta-feira, 25, e continua nesta quinta, 26, uma oficina de mídia impressa direcionada a 30 professores da rede municipal de Estância. As atividades acontecem no pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFS) no município e são desenvolvidas pela equipe do projeto 'Mídia Jovem', que promove cidadania para jovens e adultos através do ensino de técnicas de comunicação.
Além de promover o debate sobre a leitura crítica dos meios de comunicação, analisando os modelos e práticas que são difundidas pelas mídias, a iniciativa busca estimular os professores a utilizar ferramentas comunicacionais para abordar os mais variados assuntos. Neste caso, o foco está na problemática do meio ambiente, tema transversal a todas as discussões realizadas pelo ‘Mídia Jovem’.
“Os professores estão aprendendo a confeccionar fanzines - publicações impressas feitas artesanalmente – e poderão usar mais uma ferramenta pedagógica nas escolas, multiplicando a técnica entre os estudantes. Quando os alunos produzirem os seus próprios fanzines, além de ampliarem o conhecimento acerca de determinado assunto, eles terão uma maneira atrativa de ensinar os outros colegas e até mesmo pessoas da comunidade”, comenta Nanah Alves, coordenadora do ‘Mídia Jovem’.
A motivação especial para esta oficina foi a comemoração pela passagem do Dia Mundial da Água, no último domingo, 22. Desde então, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está promovendo a Semana da Água, que segue até esta sexta-feira, 27. Através do trabalho integrado de secretarias e órgãos do Governo do Estado, a Secom foi convidada pela Semarh para integrar as atividades. “Apresentamos a possibilidade de realizar as oficinas de mídia impressa e os municípios de Propriá e Estância apoiaram a idéia”, explica Nanah Alves. Na segunda e terça-feira, dias 22 e 23, 20 articuladores de Propriá também aprenderam a técnica do fanzine.
No intervalo da aula em Estância, técnicos da Semarh foram até a sala para divulgar a existência da Área de Proteção Ambiental do Litoral Sul de Sergipe (APA Litoral Sul), que compreende os municípios de Estância, Santa Luzia do Itanhy, Itaporanga D’Ajuda e Indiaroba. “Estamos aqui para estreitar os laços da comunidade com o poder público, pois a preservação da APA é de responsabilidade de todos”, explicaram.
Experiência
De acordo com a professora Alessandra Gomes, a temática meio ambiente está presente na grande maioria das aulas que prepara. Além de ensinar as crianças, ela é responsável pela supervisão pedagógica da escola. “Procuramos mostrar o assunto desde a Educação Infantil até as turmas de EJA [Educação de Jovens e Adultos] através de danças, concursos de desenhos e poesias e interpretação de paródias. E eles aprendem, quando a gente orienta e incentiva”, explica.
Ainda segundo ela, a oficina do ‘Mídia Jovem’ está ajudando os professores na medida em que apresenta outros meios para diversificar a abordagem do assunto em sala de aula. “Este projeto é maravilhoso. Nós temos que procurar técnicas cada vez mais modernas e atrativas para ensinar os jovens. Eu, por exemplo, estou descobrindo como utilizar filmes para tratar de várias questões, entre elas o meio ambiente”, revelou.
O perfil dos alunos do professor Manoel Araújo, 28, é diferente, até porque ele ensina Química e Ciências Naturais na Escola Municipal Governador Valadares. À primeira vista, a temática meio ambiente parece ser um pouco estranha aos assuntos abordados pelo educador. No entanto, segundo ele, a questão se faz muito presente em suas aulas, pois ele leciona numa escola agrícola e trabalha as problemáticas ambiental e social aliadas aos assuntos relativos às matérias.
“Conhecimento nunca é demais, e por isso estou participando dessa oficina. Nós, como professores, devemos ter sempre a preocupação de buscar novas ferramentas para transmitir o que sabemos aos nossos alunos. A mídia nos oferece a informação e nós somos temos que decodifica-la, fazendo com que o aluno entenda de uma maneira mais clara o que está acontecendo”, disse Manoel Araújo, único professor homem que está participando da oficina.
Rádio
Em Boquim, o ‘Mídia Jovem’ começou a realizar uma oficina de rádio para 20 moradores do município nesta quarta-feira, 25. As atividades seguem até a sexta-feira, 27, e fazem parte da programação do ‘Sergipe de Todos’, que aportou na cidade na semana passada. Nas últimas quinta e sexta-feira, 19 e 20, um total de 25 alunos já havia participado da oficina de fanzine.
Para Christiane Falcão, que está conduzindo a oficina, os alunos demonstraram um forte interesse no assunto logo no primeiro dia de aula. “As discussões estão sendo muito produtivas e pude perceber que já existe uma visão amadurecida na relação deles com os meios de comunicação”, avaliou a oficineira, que falou sobre a história do rádio, algumas técnicas utilizadas pelo meio e tipos de emissoras.
A jovem Valéria Rodrigues, 19, inscreveu-se na oficina por influência do namorado da prima, mas confessa que está achando a discussão muito interessante. “O meu meio de comunicação preferido é o rádio e quero aprender muito mais. A oficina está mostrando que o rádio não é só música, mas que ele também transmite outras coisas que merecem nossa atenção”, pontuou. Ela também disse que vai colocar em prática o que aprendeu e começar a ouvir programas jornalísticos, pois atualmente só liga o rádio para ouvir música.
A dona de casa Antônia Fontes, 45, também se diz apaixonada pelo rádio e pretende colocar em prática tudo o que aprender na oficina. “O rádio é fascinante. Às vezes eu passo o dia inteiro escutando, enquanto eu faço as coisas de casa. Além disso, aprendo muito com o rádio, como, por exemplo, a cuidar melhor da família”, contou.
“Falamos bastante sobre o ativismo na comunidade, do ideário do ‘Faça Você Mesmo’. Mostramos os instrumentos para que eles vejam que é possível comunicar de uma forma diferente. Se ao menos uma pessoa sair daqui olhando diferente para o mundo, eu acho que já fizemos muita coisa”, finaliza a oficineira Christiane Falcão.