Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2022 às 16:00:00
Governo participa de entrega de Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar na Alese
Homenagem foi concedida ao secretário de Estado da Justiça, Cristiano Barreto, e ao deputado por Roraima Jorge Everton Barreto Guimarães

Nesta segunda-feira (21), o secretário Geral de Governo, José Carlos Felizola, representando o governador Belivaldo Chagas, esteve presente à entrega da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, concedida pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Considerada a mais alta honraria do legislativo sergipano, a medalha foi outorgada ao secretário de Estado da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor de Sergipe, Cristiano Barreto Guimarães, e ao sergipano e deputado estadual por Roraima, Jorge Everton Barreto Guimarães.

A Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar é concedida a pessoas físicas ou jurídicas que contribuem para o engradecimento do Estado de Sergipe e do Poder Legislativo ou Mérito Excepcional, aprovada pelo Conselho da Ordem do Mérito Parlamentar. Este conselho é composto por deputados, membros da Mesa Diretora e líderes da bancada dos partidos que tenham representantes na Alese, e pelo último ex-presidente da Casa. A autoria dos projetos para concessão das homenagens é dos deputados Luciano Bispo e Jeferson Andrade.

"Prestamos nossa saudação a dois sergipanos que, cada qual em sua área de atuação, contribuíram de forma efetiva com nossa sociedade, e que hoje são homenageados pela Assembleia Legislativa", afirmou o titular da Secretaria de Estado Geral de Governo (SEGG), José Carlos Felizola.

Para o homenageado Cristiano Barreto Guimarães, a honraria representa o reconhecimento do serviço prestado ao povo sergipano. "Tenham certeza de que este ato aumenta ainda mais a minha consideração, respeito e cumplicidade com esta casa e com os parlamentares que assim o desejaram. Os laços que se constroem pela outorga desse reconhecimento se tornam perenes e sólidos. É uma honra que ultrapassa a minha figura de delegado e secretário e atinge a todos os meus amigos e familiares", ressaltou.

O homenageado Jorge Everton Barreto Guimarães destacou sua gratidão pela medalha recebida. "A marca do trabalho anticorrupção está dentro da minha essência como deputado. Agradeço a esta casa, sobretudo ao presidente Luciano Bispo, por ter me concedido essa homenagem. Me sinto honrado e irei fazer com que o povo de Roraima possa reconhecer esse momento de gratidão que a Alese me traz", disse.

Homenageados

Cristiano Barreto Guimarães é natural de Aracaju e bacharel em Direito, com pós-graduação em Direito Penal e Direito Processual Penal e em Gestão Estratégica em Segurança Pública. Ingressou na Polícia Civil em 2001, através de concurso público. Foi delegado Regional nos municípios de Itabaiana, Lagarto, Maruim e Tobias Barreto. Foi diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP); diretor do Primeiro Núcleo de Investigação do COPE (Complexo de Polícia Especializada); coordenador de Polícia do Interior; delegado da Primeira e Segunda Delegacia Metropolitana (Aracaju) e da Delegacia Plantonista; diretor do Subsistema de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e assessor da Delegacia de Repressão a Roubo de Cargas no Estado de Sergipe. Ocupava, até a nomeação como secretário de Justiça, a Diretoria da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial Civil (DIPOL). Assumiu a Secretaria de Estado da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor (Sejuc) em janeiro de 2017.

Jorge Everton Barreto Guimarães nasceu em Aracaju e é deputado estadual por Roraima desde 2015. Formado em Direito, pós-graduado em Gestão Estratégica em Segurança Pública, e em Direito Penal e Processo Penal. Foi delegado-geral da polícia civil, diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito e diretor da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo em Roraima.

/ Notícias / governo

Governo participa de entrega de Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar na Alese